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Título: Estratégias motivacionais do professor e necessidades psicológicas básicas dos alunos na Educação Física
Autores: Veloso, Susana, orient.
Rijo, Joana Margarida Videira
Palavras-chave: EDUCAÇÃO FÍSICA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
ALUNOS
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
MOTIVAÇÃO
PHYSICAL EDUCATION
SELF-DETERMINATION THEORY
STUDENTS
PEDAGOGICAL STRATEGIES
PHYSICAL EDUCATION TEACHERS
MOTIVATION
DESPORTO
SPORT
Data: 2014
Resumo: Fundamentado na teoria da autodeterminação (Decy & Ryan, 2000), o presente estudo tem como objetivo observar se a perceção dos alunos acerca das estratégias motivacionais (suporte à autonomia, estrutura e envolvimento pessoal), aplicadas nas aulas de Educação Física pelos seus professores, influenciam positivamente a satisfação das necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e relacionamento positivo). A amostra deste estudo é composta por 1430 estudantes (697 rapazes e 733 raparigas) de várias escolas da grande Lisboa, entre os 11 e os 23 anos de idade, a frequentar do 7º ao 12º ano de escolaridade. Para recolher os dados necessários a este estudo foram utilizados dois instrumentos: o questionário de Perceção de Apoio às Necessidades Psicológicas Básicas (PANPB) e Escala de Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas. Os resultados mostraram que existe uma associação positiva entre a perceção dos alunos acerca das estratégias motivacionais dos professores e a satisfação das suas necessidades psicológicas básicas. Em relação à idade encontramos apenas uma associação positiva com a satisfação da competência. Não foram encontradas diferenças significativas entre géneros, para todas as variáveis em estudo Concluiu-se que estes resultados são importantes para promover a eficácia da Educação Física e para garantir que os alunos têm a motivação necessária para a prática da atividade física em aula, e posteriormente para adotarem um estilo de vida saudável. As conclusões retiradas deste estudo podem ser uma mais-valia para o professor ter conhecimento das estratégias a utilizar para promover o sucesso dos alunos na disciplina de Educação Física, assim como para melhorar a sua relação professor-alunos.
Based on the self-determination theory (Ryan & Decy, 2000), this study aims to see if the perception of the students about the motivational strategies (support autonomy, structure and personal involvement) applied in physical education classes by their teachers positively influence the satisfaction of basic psychological needs (autonomy, competence and positive relationship). The sample consists of 1430 students (697 boys and 733 girls) from various schools in the Greater Lisbon, between 11 and 23 years of age, attend the 7th to 12th grade. To collect the data necessary for this study, we used two instruments: the Perception Questionnaire Support Needs Psychological Basic (PANPB) and Satisfaction Scale of Psychological Basic Needs. The results showed that there is a positive association between the perception of the students about the motivational strategies of teachers and to meet their basic psychological needs. Regarding age found only a positive association with the satisfaction of competence. No significant differences were found between genders for all variables under study It was concluded that these results are important to promote the effectiveness of physical education and to ensure that students have the necessary motivation for physical activity in class, and then to adopt a healthy lifestyle. The conclusions drawn from this study can be an asset for the teacher to be aware of the strategies to be used to promote the success of students in Physical Education, as well as to improve their teacher-student relationship.
Descrição: Orientação: Susana Veloso
URI: http://hdl.handle.net/10437/6140
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

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