Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/6030
Título: Conflitos interpessoais no ambiente universitário e sua repercussão no ensino e aprendizagem
Autores: Reinaldo, Telma Bonifácio dos Santos, orient.
Garcez, Conceição de Maria Ferreira Luz
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
BRASIL
SÃO LUÍS
ENSINO SUPERIOR
CULTURA ORGANIZACIONAL
CLIMA ORGANIZACIONAL
CONFLITOS INTERPESSOAIS
EDUCATION
BRAZIL
SÃO LUÍS
HIGHER EDUCATION
WORK ENVIRONMENT
ORGANIZATIONAL CULTURE
INTERPERSONAL CONFLICTS
Data: 2015
Resumo: Este estudo objetivou verificar a existência de conflitos interpessoais e sua repercussão no ensino e na aprendizagem na graduação em uma instituição pública de ensino superior na cidade de São Luís (MA). Para consecução dos resultados foram utilizados 3 modelos de questionários com perguntas semiestruturadas submetidos a um público alvo específico: gestor, professores e Estudantes Universitários vinculados ao departamento que administra os cursos de graduação em administração, contábeis e imobiliária. Participaram do estudo, o gestor da área, 24 professores e 96 Estudantes Universitários cujos resultados comprovaram que o clima organizacional influencia as relações entre os professores, que o gestor percebe a interferência do conflito entre professores no ensino aprendizagem; que os professores percebem, em parte, a interferência do conflito entre eles no ensino e na aprendizagem, e por fim, que a percepção dos Estudantes Universitários sobre a interferência do conflito entre professores no ensino e na aprendizagem não se confirma por basear-se em boatos.
This study aimed to verify the existence of interpersonal conflicts and their impact on teaching and learning in undergraduate public institution of higher learning in the city of São Luís (MA). Managers, teachers and students linked to the department that administers the undergraduate programs in business administration, accounting and real estate: To achieve the results of three models with semi-structured questionnaires submitted questions to a specific target audience were used. Participated in the study, the area manager, 24 teachers and 96 college students whose results proved that organizational climate influences the relationships among teachers, the manager perceives the interference of conflict between teachers in teaching and learning; that teachers perceive, in part, the interference of the conflict between them in teaching and learning, and finally, that the perception of college students about the interference of the conflict between teachers in teaching and learning is not confirmed because it is grounded in rumors.
Descrição: Orientação: Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo
URI: http://hdl.handle.net/10437/6030
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CONCEIÇÃO DE MARIA FERREIRA LUZ GARCEZ - VERSÃO DEFINITIVA.pdfDissertação de Mestrado2.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.