Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/6027
Título: A (re)organização no conselho de turma: uma medida para o sucesso das aprendizagens dos alunos
Autores: Lopes, Maria Fernanda, orient.
Silva, Fátima Maria Ribeiro da
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
PLANEAMENTO CURRICULAR
APRENDIZAGEM
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
CURRICULUM PLANNING
LEARNING
Data: 2014
Resumo: Este trabalho de projeto destina-se a uma reflexão sobre a renovação dos Conselhos de turma (CT) da escola, como momentos de reunião privilegiados para as práticas colaborativas entre os professores, visando a gestão e adequação dos currículos das disciplinas ao contexto das turmas. O questionamento subjacente à reflexão sobre o percurso profissional conduziu à identificação da situação problema e à formulação da questão de partida: como desenvolver o trabalho colaborativo de articulação curricular entre as disciplinas de Ciências Físico-Químicas (CFQ), Ciências Naturais (CN), Geografia e Língua Portuguesa (LP), que assegure a construção do Projeto Curricular de Turma (PCT) / Plano de Trabalho da Turma (PTT), numa turma do sétimo ano? Com este projeto pretende-se analisar as práticas colaborativas de articulação curricular entre as disciplinas de CFQ, CN, Geografia e LP, conducentes à construção do PCT / PTT numa turma do sétimo ano. A análise de conteúdo efetuada às entrevistas permitiu constatar que o trabalho colaborativo de articulação curricular não está implementado nos CT. Tendo por base o referido, propõe-se como plano de intervenção uma oficina de formação que tem como objetivo a supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo de articulação curricular, constituindo um testemunho vivo de melhores práticas dentro do CT conducentes a um refletido PCT / PTT.
This research project is intended to reflect on the renewal of the board of school class as privileged moments of meeting for collaborative practices among teachers, aimed at management and appropriateness of the curricula of disciplines in the classes context. The underlying reflection on the career questioning, led to the identification of problem situation and formulation of the initial question: how to develop collaborative work of curriculum articulation between the disciplines of Physical and Chemical Sciences, Natural Sciences, Geography and Portuguese Language, which ensures the construction of the Class Project Curriculum / Draft Working Class, in a seventh year class? With this project we intend to examine the collaborative practices of curriculum articulation between the disciplines of Physical and Chemical Sciences, Natural Sciences, Geography and Portuguese Language, leading to the construction of the Class Project Curriculum / Draft Working Class, in a seventh year class. Content analysis of the interviews conducted, have revealed that the collaborative work of curriculum articulation is not implemented on the classes board. Based on the above, it is proposed as an intervention plan, a workshop training which aims to pedagogical supervision and collaborative work of curriculum articulation, constitute a living testimony of best practices within the class council leading to an advised Class Project Curriculum or Draft Working Class.
Descrição: Orientação: Maria Fernanda Lopes
URI: http://hdl.handle.net/10437/6027
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL nov .pdfDissertação de Mestrado1.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.