Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/6026
Título: O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica
Autores: Antunes, Roque Rodrigues, orient.
Costa, José Feliciano Félix da
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RECURSOS EDUCATIVOS
JOGOS
DIDÁTICA
JOGOS LÚDICOS
ELETROTECNIA
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
EDUCATIONAL RESOURCES
GAMES
DIDACTICS
RECREATIONAL GAMES
ELECTRICAL ENGINEERING
VOCATIONAL TRAINING
Data: 2014
Resumo: Na procura de proporcionar uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos professores de eletrotecnia/eletrónica, diversificando os recursos e inovando a sua prática, partimos da seguinte questão inicial: Que formação fornecer aos professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática? A resposta, que encontramos, após verificarmos a necessidade de formação contínua neste âmbito, foi propor uma oficina de formação, que procurasse responder ao seguinte objetivo: Formar professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma didática. Assim começamos por fundamentar este projeto, com a teoria de autores e pedagogos que estudaram o lúdico/Jogo didático e as repercussões positivas no processo de ensino aprendizagem. Entendendo a didática como a arte de ensinar com método os princípios de uma ciência ou as regras e preceitos de uma arte, revisamos alguns conceitos e fazemos algumas reflexões que ajudam a enquadrar esta ferramenta didática. Abordamos ainda aspetos legislativos, relativos à formação profissional docente, e o seu enquadramento no âmbito da área técnica de eletrotecnia/eletrónica.
electrical engineering / electronics process, innovating and diversifying the resources your practice, we start with the following initial question: What training provide teachers of electrical engineering / electronics, to use the game in their disciplines, in a didactic way? The answer, we found, after we check the need for further training in this area, was to propose a training workshop, which sought to answer the following goal: To train teachers in electrical engineering / electronics, to use the game in their disciplines, so didactic. So we begin by substantiating this project, with the theory of authors and educators who have studied the recreational / educational game and the positive impact on teaching learning process. Understanding teaching as the art of teaching method with the principles of a science or the rules and precepts of an art, we review some concepts and some thoughts that help frame this teaching tool. Further legislative approach, relating to teacher training aspects, and provided within the technical area of electrical engineering / electronics.
Descrição: Orientação: Roque Rodrigues Antunes
URI: http://hdl.handle.net/10437/6026
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FelixCosta_VersaoFinal_30_04_2014.pdfDissertação de Mestrado664.61 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.