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Título: Visitas de estudo: uma estratégia de aprendizagem
Autores: Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.
Rebelo, Bárbara Joana Rodrigues Lourenço de Almeida
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
VISITAS DE ESTUDO
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
ARTISTIC EDUCATION
SCHOOL FIELD TRIPS
COOPERATIVE LEARNING
LEARNING STRATEGIES
TEACHING STRATEGIES
Data: 2014
Resumo: A educação através da arte contribui para que os indivíduos tenham uma maior sensibilidade, contribuindo para um melhor entendimento crítico do mundo. No entanto, a realidade do ensino actual é caracterizada por uma mudança do paradigma do ensino artístico. O programa de competências essenciais foi substituído pelas metas curriculares de Educação Visual, retirando-se o estudo da obra de arte do currículo nacional de educação. Encarando a Arte como a forma de expressão individual por excelência e cabendo ao professor a responsabilidade pela consciência do estar a lidar com seres humanos capazes de se destacarem pela sua individualidade, o nosso estudo teve como objetivos:  perceber se as visitas de estudo, no âmbito da Educação Artística, contribuem para o ensino e a aprendizagem de competências académicas fundamentais;  saber se estratégias como o Ensino Crítico e a Aprendizagem Cooperativa contribuem para o ensino e a aprendizagem de competências académicas fundamentais ao nível da Educação Artística. De natureza qualitativa, utilizámos como instrumentos, a pesquisa documental e a entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos confirmam a importância da educação através da arte, bem como da aprendizagem contextualizada pelas visitas de estudo, organizadas de acordo com estratégias que fomentam a cooperação entre os alunos e desenvolvem a sua capacidade crítica.
Education through art helps individuals to have greater sensitivity, contributing to a better understanding of the world. However, the current portuguese Education is characterized by a change in the paradigm of artistic Education. The essential ski lls program was replaced by the curricular goals of Visual Education and the study of the work of art was removed from the national education curriculum. Taking Art as the form of individual expression par excellence and being the teacher responsable to kn ow how to deal with human beings able to stand out for their individuality, our study aimed to: • realize if the field trips under the Arts Education, contribute to the education and learning of basic academic skills; • whether strategies such as Active L earning and Cooperative Learning contribute to teaching and the learning of basic academic skills at the level of Art Education. As instruments of qualitative nature, we used documentary research and semi - structured interviews. The data confirms the import ance of education through art, as well as contextualized learning through field trips, organized according to strategies that foster cooperation among students and develop their critical skills.
Descrição: Orientação: Maria Odete Emygdio da Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/5908
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário

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