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Título: A estratégia da negociação: que relação com as crenças comportamentais, normativas e de controlo interno/externo
Autores: Leitão, Francisco Alberto Ramos, orient.
Esteves, Bruno Miguel de Oliveira
Palavras-chave: DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
INCLUSÃO ESCOLAR
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO
CRENÇAS
COMPORTAMENTO SOCIAL
EGC
AID-EF
TESTES PSICOLÓGICOS
ESTUDOS DE CASO
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
NEGOTIATION STRATEGIES
BELIEFS
SOCIAL BEHAVIOUR
PSYCHOLOGICAL TESTS
CASE STUDIES
LOCUS DE CONTROLO
LOCUS OF CONTROL
NEGOCIAÇÃO
NEGOTIATION
GESTÃO DE CONFLITOS
CONFLICT MANAGEMENT
Data: 2014
Resumo: Este estudo enquadra-se no sistema educativo português atual e no paradigma há já muito discutido ao longo dos anos- Escola Inclusiva. O nosso estudo não foca os problemas burocráticos e funcionais que estão associados à mesma, mas sim a forma como os alunos vêm a inclusão e como agem perante a presença de alunos com deficiência na sua turma. É um estudo centrado nas aulas de Educação Física, que se diferencia das demais áreas disciplinares por ser específica e necessitar de uma intervenção adequada de todos (pais, professores e alunos) ao tipo de deficiência manifestado pelo aluno em questão, e, especificamente na forma como os alunos ditos normais lidam com alunos com necessidades educativas especiais. O caráter quantitativo do nosso estudo pressupôs a criação de uma base de dados resultante da aplicação de dois questionários: Um primeiro questionário designado “Escala de Gestão de Conflitos” e um segundo questionário designado “Atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência. A criação desta base de dados permitiu-nos construir uma amostra de 2056 alunos selecionados de forma aleatória, correspondentes ao 2º, 3º ciclo e secundário, oriundos da Margem Sul, Lisboa, Santarém, Carcavelos e Torres Vedras. O tratamento estatístico foi desenvolvido através do SPSS, recorrendo-nos do teste não paramétrico de análise de variáveis – Correlação de Pearson. Pretendemos estudar a presença de uma possível associação entre a Estratégia de Gestão de Conflitos- Negociação e os vários tipos de Crenças do aluno (Comportamentais, Normativas e de Controlo). Verificámos que existe uma correlação, embora muito fraca entre a estratégia da negociação e todas as crenças. Verificámos também que os alunos têm uma atitude positiva em relação à inclusão dos seus pares, partilhada pelos seus pais e professores. Na opinião dos alunos os professores desempenham um papel mais relevante que os pais ou os próprios alunos, na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF
The present study consists on a quantitative study focused on the dynamics of specials needs students in physical education classes. Our study is based on the “Inclusive School” paradigm, already established on the Portuguese educational system for many years. Physical education classes differ in many ways from others classes however, for students with specials needs, it’s particularly important that parents, teachers and fellow students work together in order to create protocols that are suitable to their specific needs.Accordingly rather than focusing on the bureaucratic an functional aspects of the problem, our study aims to explore the dynamics of how students act towards fellow students with specials needs Our investigation was developed withing a data-base created from the distribution of two questionnaires, namely: "Conflict Management Scale" and "Student's Attitudes Towards Inclusion of Fellow Students with Special Needs". Our final sample consisted of 2056 students, that ranged in scholar distribution from middle school and high school, and from four major areas (Margem Sul, Lisboa, Santarém, Carcavelos and Torres Vedras). Our main objective to find a possible association between strategies of conflict management/negotiation and student's beliefs (behavioral, normative, control). In order to treat and analyse our data we used a statistical software (SPSS), for the variables analysis we used a non-parametric test, Pearson's Correlation. Regarding results we verified that there is a correlation between the strategies of conflict management/negotiation and student's beliefs, however very weak. We also verified that students have a positive attitude towards inclusion of their peers, that is also shared by parents and teachers. In student's opinion teachers play a more important role than parents e students themselves in the inclusion of students with special needs in physical education classes.
Descrição: Orientação: Francisco Alberto Ramos Leitão
URI: http://hdl.handle.net/10437/5834
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

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