Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/5578
Título: O ensino dos desportos de combate no currículo de educação física
Autores: Veiga, Ana Leça da, orient.
Prisal, Sara Margarida Pereira
Palavras-chave: DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTOS DE COMBATE
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
COMBAT SPORTS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
Data: 2010
Resumo: O presente estudo teve por objectivo distinguir as características da luta em relação às outras matérias, num conjunto de aspectos relevantes na Educação Física Curricular. Para dar suporte à revisão de literatura e alargar o campo de investigação das mesmas foi realizada uma entrevista exploratória (Quivy & Campenhoudt, 1992) ao professor Luís Bom. Foi utilizado um estudo de carácter exploratório, de modo a realizar uma sondagem neste campo de estudo e facilitar a recolha de informação sobre o tema. Os professores responderam a um questionário de estrutura fechada, a partir do qual, a posteriori, foram levantadas hipóteses. Algumas das conclusões que se podem retirar deste estudo referem-se ao facto de, sendo uma matéria que permite a existência de contacto físico, os desportos de combate (Luta/Judo) revelam-se como aquela matéria onde os professores admitem verificar uma melhoria do comportamento, respeito e fair-play. Por outro lado, é a matéria menos leccionada nas aulas de Educação Física, por falta de formação dos professores.
The aim of the present study was to distinguish the fight’s characteristics over other subjects, given certain a number of aspects in the Physical Education Curriculum. To support the literature review and to broad the scope of the investigation, was conducted an exploratory interview (Quivy & Campenhoudt, 1992) with Professor Luís Bom. We used an exploratory study in order to conduct a survey in this field of study and to facilitate the collection of data on the subject. The teachers filled out an inquiry with an enclosed structure, from which hypotheses have been raised. Some conclusions can be drawn from this study, related to the fact that, because combat sports are a field where there’s physical contact, combat sports like Fight / Judo have emerged as one of the areas in which teachers admit there is a performance improvement in behavior, respect and fair play. On the other side, combat sports are one of the matters less taught in physical education, due to lack of teacher training.
Descrição: Orientação: Ana Leça da Veiga; co-orientação: Luís António Fernandes Bom
URI: http://hdl.handle.net/10437/5578
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese completa Sara.pdf
  Restricted Access
Dissertação de Mestrado3.33 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.