Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/548
Título: Elementos para uma teoria dos novos Media
Autores: Rosa, António Machuco
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO DE MASSAS
COMUNICAÇÃO DIGITAL
DELEUZE, GILLES
COMMUNICATION
MASS COMMUNICATION
DIGITAL COMMUNICATION
Data: 2007
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: Este artigo procura identificar os principais elementos que constituem o modelo teórico que está a emergir em consequência do desenvolvimento dos novos media baseados em redes de computadores. A teoria dos novos media é comparada com os modelos clássicos da comunicação de massas, em especial com o de Shannon. Após ter-se traçar a evolução dos estudos em comunicação nos anos oitenta, tomamos como fio condutor de análise a distinção entre os níveis físico, lógico e de conteúdos presentes em qualquer meio de comunicação tecnologicamente mediado. Veremos então ser possível estabelecer uma ligação rigorosa entre a teoria geral dos sistemas complexos e os novos media, apontando o papel crucial do mecanismo de retroacção positiva e ainda a necessidade de pensar o conceito clássico de audiência. Finalmente, ao nível dos conteúdos, salientamos que os novos media obrigam a repensar o tema da propriedade intelectual.
This paper will try to identify the main elements that constitute the theoretical model that is emerging as a consequence of the development of new media based on computer networks. The theory of new media will be compared with the classical models of mass communications, especially with that of Shannon’s. After tracing the evolution of communication studies in the eighties, we will take as one of our threads of analysis the distinction amongst the physical, logical and content levels present in any technologically mediated communication process. We will then see that it is finally possible to establish a rigorous connection between the general theory of complex systems and new media, pointing out the crucial role of positive feedback mechanisms and also the need for rethinking the classical concept of audience. Finally, at the content level, we will point out that the nature of new media requires rethinking the subjects of intellectual property.
Descrição: Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura
URI: http://hdl.handle.net/10437/548
ISSN: 1645-2585
Aparece nas colecções:Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 08 (2007)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
01_elementos_para_uma_teoria_dos_novos_media.pdf264.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.