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Título: Intervenção precoce no jardim de infância
Autores: Mateus, Nuno, orient.
Jorge, Liliana Alexandra Rodrigues
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCATION
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SPECIAL EDUCATION
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
INCLUSÃO ESCOLAR
SCHOOL INCLUSION
JARDINS DE INFÂNCIA
NURSERY SCHOOLS
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA
CHILD COGNITIVE DEVELOPMENT
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
Data: 2014
Resumo: O diagnóstico precoce, durante os primeiros anos de vida e fundamentalmente em idade pré-escolar (3 aos 6) é ainda muito pouco enfatizado, embora se reconheça que uma intervenção atempada seria o melhor procedimento para o desenvolvimento e inclusão da criança nas etapas futuras. No seu normal desenvolvimento poderão surgir fatores de risco, biológicos e ambientais, que comprometem as aprendizagens e que no seu conjunto necessitam de uma intervenção específica que deve ser iniciada ainda no Jardim de Infância. A Intervenção Precoce surge como um meio facilitador da inclusão e desenvolvimento de crianças até aos 6 anos de idade, que com a ajuda de técnicos especializados junto das famílias e em cooperação com o Educador de Infância, em contexto de sala de aula, poderá determinar atempadamente alguns transtornos específicos e desenvolver estratégias por forma a minorá-los, maximizando o seu potencial. O trabalho que pretendemos desenvolver visa demonstrar a importância de uma intervenção adequada, no âmbito de Jardim de Infância, em conjunto com uma equipa de técnicos, através do estudo de caso de uma criança com atraso global de desenvolvimento. Os dados recolhidos foram submetidos a uma análise interpretativa, tendo-se concluído que o trabalho desenvolvido pela Equipa de Intervenção Precoce juntamente com a Educadora de Infância e a família é promotor no desenvolvimento e encaminhamento da criança em estudo para o ingresso no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Early diagnosis during the first years of life is fundamentally preschool (3 to 6) it is still very little emphasis, although it is recognized that early intervention is the best procedure for the development and inclusion of the child in future stages. In the normal development of risk factors, biological and environmental, that compromise the learning and which together require specific intervention that should be begun in kindergarten may arise. The Early Intervention emerges as a means of facilitating inclusion and development of children up to 6 years of age, with the help of specialized technicians with families and in cooperation with the pre-school teacher in the context of the classroom, you can determine timely some specific disorders and develop strategies in order to lessen them, maximizing their potential. The work we intend to develop aims to demonstrate the importance of adequate interventions under Kindergarten, together with a team of technicians, through a case study of a child with global developmental delay. The data collected were subjected to an interpretative analysis, it was concluded that the work of the Team EI along with the Educator of Children and Family is promoting the development and delivery of child study for entry into the 1st Cycle of Basic Education.
Descrição: Orientação: Nuno Mateus
URI: http://hdl.handle.net/10437/5214
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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