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Título: Formulação de misturas betuminosas a quente : contribuição para um novo método de formulação
Autores: Freire, Ana Cristina, orient.
Pimentel, Carlos Alberto de Almeida
Palavras-chave: ENGENHARIA CIVIL
CIVIL ENGINEERING
MISTURAS BETUMINOSAS
BITUMINOUS MIXTURES
COMPACTADOR DE ROLO
ROLLER COMPACTOR
REVESTIMENTOS DE PAVIMENTOS
FLOORING MATERIALS
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
BUILDING MATERIALS
MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL
Data: 2013
Resumo: O interesse do presente estudo prende-se com o facto das características mecânicas duma mistura betuminosa serem influenciadas pelo tipo de compactação utilizado no estudo de formulação. Deste modo, pretende-se contribuir para o desenvolvimento do método de formulação de misturas betuminosas fabricadas a quente, simulando as condições de compactação em obra. O principal desafio do presente estudo foi o de comparar a tradicional formulação pelo método Marshall com uma proposta de formulação utilizando o compactador de rolo, baseada no desempenho mecânico das misturas betuminosas. A formulação laboratorial adequada deverá incorporar um equilíbrio das propriedades relacionadas com o desempenho, para selecionar os componentes duma mistura específica a aplicar em obra. Mais do que determinar a composição ótima duma mistura betuminosa, um método de formulação baseado no desempenho, procura avaliar e assegurar níveis adequados das características mecânicas duma mistura betuminosa em serviço. Foram determinadas experimentalmente as propriedades relacionadas com o desempenho das misturas estudadas como, módulo de deformabilidade, fendilhamento por fadiga e deformação permanente. Neste estudo propõe-se um novo método de formulação baseado no desempenho, como alterativa viável ao método Marshall, mostrando as suas vantagens, após validação do método por comparação das característica obtidas em provetes compactados em laboratório e colhidas em obra.
The main purpose of this study is related to the fact that mechanical characteristics of a bituminous mixture are influenced by the type of compaction used in the study of mix design. Thus, this study intends to contribute to the development of methodologies for design of hot mixed asphalt, simulating in situ compaction conditions. The major challenge of this study was the comparison between the traditional mix design according to the Marshall method and a proposed mix design using a new compaction procedure, the roller compactor, based on the mechanical performance of asphalt mixtures. A proper laboratory mix design should integrate a balanced consideration of the asphalt mixture performance related properties, in order to select the components of a specific asphalt mixture to be applied. Rather than determining an optimal composition of an asphalt mixture, a performance-based mix design method, seeks to assess and guarantee proper mechanical characteristics of an asphalt mixture during service condition. Performance-based characteristics of the studied asphalt mixtures, such as deformability modulus, fatigue and permanent deformation behaviour were experimentally determined in laboratory A new mix design method, based on performance, is proposed in this study, as a feasible alternative to the Marshall method. The proposed method and its main advantages were validated by comparing performance related characteristics of in situ collected samples and laboratory produced samples.
Descrição: Orientação: Ana Cristina Freire ; co-orientação: Luís Quaresma
URI: http://hdl.handle.net/10437/5196
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Mestrado em Engenharia Civil

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