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Título: As orientações educacionais dos estudantes de um curso de profissionalização em educação física
Autores: Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.
Meireles, Joana Filipa Lopes Barbosa Bacelar
Palavras-chave: DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
FORMAÇÃO DE JOVENS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
EDUCATIONAL GUIDANCE
YOUTH TRAINING
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
Data: 2013
Resumo: Os comportamentos dos professores em aula estão intimamente ligados aos valores, crenças e representações que têm da Educação Física e suas finalidades bem como das suas funções como professor. Este estudo teve como objetivo identificar e descrever as orientações educacionais dos estudantes de um curso de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, segundo as variáveis género, ano de formação, experiência como atleta e como treinador. O estudo contou com a colaboração de noventa e seis estudantes de um curso de formação inicial de professores, aos quais foi aplicado o “The Value Orientation Inventory – Short Version” em Português. Os participantes do estudo demonstraram ter um perfil educacional diversificado, conferindo alta prioridade a uma ou mais orientações educacionais. A “Mestria Disciplinar” e o “Processo Aprendizagem” foram consideradas as mais prioritárias e a “Auto-realização” a menos prioritária. Os resultados demonstram não existirem diferenças significativas nas orientações educacionais segundo o género, ano de formação e experiência como atleta e treinador. No entanto, o género feminino tende a dar maior importância à “Integração Ecológica” e à “Auto-realização”, quando comparado com o género masculino. Já os alunos de 1º ano tendem a valorizar mais a “Responsabilidade Social”, comparativamente aos alunos de 2º ano.
The teachers’ behaviors in the classroom are closely linked to the values, beliefs and representations that they have from physical education and its purposes as well as its functions as a teacher. The aim of this study was to identify and describe the value orientations of students of a Master's degree in Physical Education in Primary and Secondary Education, according to the variables gender, year of training, experience as an athlete and as a coach. The study had the collaboration of ninety-six students of a course of initial teacher education, to which was applied a portuguese version of "The Value Orientation Inventory - Short Version". Study participants have demonstrated a diverse educational profile, giving high priority to one or more value orientations. The "Mastery Disciplinary" and "Learning Process" were considered the highest priority and "Self-actualization" less priority. The results showed there were no significant differences in value orientations by gender, year of training and experience as an athlete and coach. However, the female gender tend to give more importance to "Ecological Integration" and "Self-actualization", when compared with the male gender. The students of 1st year tend to focus more on the "Social Responsibility", compared to students from 2nd year.
Descrição: Orientação: Francisco Alberto Arruda Carreiro da Costa
URI: http://hdl.handle.net/10437/4928
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Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

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