Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/4793
Título: Entre o romance e a educação histórica local: uma análise da obra Cassacos, de Cordeiro de Andrade, como instrumento educativo nas aulas de história local do ensino médio, para compreensão da cultura sobralense nas duas primeiras décadas do século XX
Autores: Tavares, Manuel, orient.
Dias, António Carlos Aguiar
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ANDRADE, CORDEIRO DE
CULTURA BRASILEIRA
ANÁLISE LITERÁRIA
HISTÓRIA LOCAL
NARRATIVA
BRASIL
SOBRAL
EDUCATION
LITERARY ANALYSIS
LOCAL HISTORY
BRAZILIAN CULTURE
NARRATIVE
BRAZIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Data: 2013
Resumo: É proposta deste trabalho analisar a cultura sobralense nas duas primeiras décadas do século XX, a partir da análise da obra Cassacos de Cordeiro de Andrade, considerando-a como narrativa histórica. Essa proposição almeja servir de sugestão como instrumento educativo nas aulas de História Local do Ensino Médio. O percurso teórico da pesquisa, que se apresenta como estudo qualitativo de conteúdo, com análise histórica analítico-descritiva, está dividido em A Terra, que diligencia demonstrar a importância de estudar história local a partir da narrativa histórica, compreendendo a relação do espaço/tempo, identidade/memória como pressuposto para formação cidadã dos discentes, além de traçar uma leitura de Sobral, desde sua fundação até o ano de 1920, percebendo sua formação urbana a partir do cruzamento analítico das literaturas oficiais com a obra Cassacos. Um projeto de romanização da Igreja católica será identificado, e, por ilação, alvitramos a desconstrução e o lançamento de um novo olhar sobre a história de Sobral no período diocesano. Em O Homem, procuramos destacar as contradições existentes na biografia oficial de Cordeiro de Andrade, discutir suas atitudes políticas e compreendê-lo como agente social. Em A luta, percebemos, por meio das obras literárias e dos jornais que editava, que Cordeiro-criador confundese com Cordeiro-criatura.
This work aims to analyze the Sobralense culture in the two first decades of the 20th Century, based on the Cassacos de Cordeiro de Andrade work rummage, considering it as historic narrative. The proposition longs for serving to suggestion as educative tool in the High School classes of Local History. The theoretical research route, which is presented as qualitative study of content, with analytical-descriptive historic analyses is divided in A terra ( The Earth) , that demonstrate the importance of studying local history from the historic narrative on, understanding the space/time relation, identity/memory as a presupposition to the students’ civic education, besides tracing a reading about Sobral since its foundation in 1920, also regarding its urban formation since the analytic crossing of the official literatures with the work Cassacos. A Romanization project of the Catholic Church will be identified and then proposed the deconstruction and the launching of a new look on Sobral history in the diocesan period. In O Homem (The man), It’s our objective to stand out the existing contradictions in the official biography of Cordeiro de Andrade, discussing its political attitudes and understanding it as a social agent. In A Luta (The Fight), it is noticeable, by means of the literary works and the newspapers which was edited, that Cordeiro- The creator is mistaken by Cordeiro - The creature.
Descrição: Orientação: Manuel Tavares Gomes ; co-orientação: Óscar Conceição de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/4793
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Mestrado em Ciências da Educação

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