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Título: A importância dos conceitos prévios na Aprendizagem da história e da Geografia: as dificuldades de aprendizagem do conceito de qualidade de vida, no 9º ano de escolaridade, num meio psicossocial rural
Autores: Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.
Pereira, Raquel Sofia da Cunha Pitas
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ENSINO DA HISTÓRIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
APRENDIZAGEM ESCOLAR
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
EDUCATION
HISTORY TEACHING
GEOGRAPHY TEACHING
SCHOOL LEARNING
LEARNING DISABILITIES
QUALIDADE DE VIDA
QUALITY OF LIFE
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
Data: 2013
Resumo: O presente trabalho de investigação incide na análise e interpretação de uma experiência educativa, desenvolvida em contexto de sala de aula, que teve como referência e critérios de abordagem a teoria construtivista da aprendizagem, mais concretamente a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e partiu da análise das conceções prévias de alunos de uma turma de 9º Ano, do 3º Ciclo do Ensino Básico, sobre o conceito de qualidade de vida, numa escola inserida num dado contexto psicossocial, o meio rural. Trata-se de uma experiência educativa desenvolvida no domínio da cognição histórica e geográfica, relativamente à construção científica do conceito de qualidade de vida, inserido nas disciplinas de História e de Geografia. De modo a concretizar a experiência educativa foram utilizados três instrumentos diferentes, em três momentos distintos da aprendizagem dos alunos, para que no final fosse possível verificar e identificar as principais dificuldades de aprendizagem do conceito de qualidade de vida. A análise e interpretação dos dados recolhidos e as conclusões retiradas remetem para a necessidade de compreensão das conceções prévias dos alunos, em História e em Geografia, no que diz respeito ao conceito de qualidade de vida para que os professores possam melhorar a sua a prática pedagógica e para que a aprendizagem tenha mais significado para os alunos.
This research work focuses on the analysis and interpretation of an educational experience, developed in the context of the classroom, which had as reference and criteria the constructivist learning theory, specifically the Ausubel’s theory of meaningful learning. The analysis departed from the preconceptions of students in the ninth grade of Basic Education about the concept of quality of life, the psychosocial context of school is the rural environment. This is an educational experience developed in the field of historical and geographical cognition relating to scientific construction of the concept of quality of life, inserted in the disciplines of History and Geography. To realize the educational experience three different instruments were used in three different student learning moments, so in the end it was possible to verify and identify the main difficulties about learning the concept of quality of life. The analysis and interpretation of data collected and the conclusions drawn refer to the need for understanding the preconceptions of students in History and Geography, with regard to the concept of quality of life for teachers to improve their teaching practice and to make learning more meaningful for students.
Descrição: Orientação: Fernanda Maria Veiga Gomes
URI: http://hdl.handle.net/10437/4766
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

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