Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/4580
Título: A Comunicação na Transição do Pré -Escolar para o 1.º Ciclo
Autores: Pocinho, Margarida Dias, orient.
Gonçalves, Maria Irene Ferreira
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCATION
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
EARLY YEARS EDUCATION
COMUNICAÇÃO
COMMUNICATION
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
Data: 2013
Resumo: Mediante a grande relevância que a sociedade ao longo dos tempos tem dado sobre a temática da educação das crianças, atualmente, esta é vista como um suporte fundamental de todo um processo de aprendizagem ao longo da vida das crianças. E embora a Educação pré-escolar (EPE) tenha cariz opcional, contemporaneamente esta é reconhecida como sendo a primeira etapa de um processo de formação integral que visa, principalmente, preparar as crianças para a escola, preparando-as para o longo caminho educativo, com um peso decisivo no sucesso escolar e social destas mesmas. Consciente da relevância da EPE, apresentamos um trabalho de projeto que procura elucidar e dar resposta ao problema da: comunicação na transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo. A ser implementado, a metodologia do mesmo será a investigação ação (I-A), devido às características de intervenção social, inerentes às variáveis em estudo e aos destinatários alvo do projeto de intervenção. Pretende-se alcançar os seguintes objetivos: a) “identificar as principais barreiras da comunicação na transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo; b) enunciar estratégias que estimulem práticas alternativas à passagem de informação entre o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo; c) articular a passagem de informação entre o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo”, Para tal, propósito, propôs-se implementar uma ação de formação com onze sessões, assente na revisão da literatura da especialidade, na autorreflexão, na experiência didática de cada um dos participantes, assim como, na pertinência do trabalho em equipa, cooperativo e participativo entre docentes. Pretende-se com esta formação, para além de atingir os objetivos acima referidos, promover atitudes de mudança, dinâmicas colaborativas contextualizadas, ancoradas na comunicação, na reflexão contínua, na supervisão como ação de monitorização da prática pedagógica e, ao mesmo tempo, gradualmente, robustecendo atitudes e condutas que alteram alguns pré-conceitos existentes.
As far as the children´s education is concerned, society gives it a great deal through the years. Nowadays, this education is seen as a fundamental support of all the learning process. Although Pre Elementary School is an option in the current days, it is recognized as the first step of children´s full knowledge. That process prepares children for school, as far as school success is concerned, as well as social success. This project has a main target: to solve the communication between Pre Elementary School and Elementary School. According to that a) we must identify the main barriers in communication when pupils are in Pre Elementary School and go to Elementary School; b) and c) we must get strategies to develop that communication and articulate it. This project was made in several sessions with my own experience and team work. My goal is also to change the “old school methods” through communication, reflexion and supervision.
Descrição: Orientação : Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinho ; co-orientação: Ana Paula Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/4580
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Comunicação na Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo .pdf2.84 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.