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dc.contributor.advisorSerrano, Jorge Manuel de Melo, orient.
dc.contributor.authorCruz, Célia Maria Sousa Vieira da
dc.date.accessioned2013-10-10T12:22:04Z
dc.date.available2013-10-10T12:22:04Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/4037
dc.descriptionOrientação: Jorge Serranopt
dc.description.abstractO presente trabalho tem por base o estudo do tipo de atitude revelada pelos docentes de 2ºciclo face à inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais. A metodologia seguida passou pela entrevista aplicada a cinco docentes de vários grupos disciplinares, observação direta a dois docentes em contexto de sala de aula e análise documental. A análise dos resultados obtidos permite afirmar que os docentes estão sensibilizados para as vantagens da escola inclusiva, contudo, consideram que, para a escola inclusiva ter sucesso, é imprescindível investir na formação de professores, sobretudo, na área das necessidades educativas especiais. Para além de referido anteriormente salienta-se ainda, a necessidade de maior número de horas de apoio por parte dos docentes de Educação Especial, mais recursos materiais, turmas mais reduzidas e apoio de outros técnicos especializados. A inclusão dos alunos considerados com necessidades educativas especiais no ensino regular implica mudanças ao nível das atitudes e das práticas pedagógicas de todos os intervenientes no processo ensino e aprendizagem, da organização e da gestão na sala de aula e na própria Escola enquanto instituição.pt
dc.description.abstractThe present work is based on the attitude displayed by middle school teachers before the inclusion of special needs students in the classroom. The material on which it is based consisted of interviews to five teachers of different disciplines, direct observation of two teachers in classroom environment and document examination. The results allow us to argue that teachers are sensible to the topic of inclusive education, but still more training and formation are required to ensure its success, especially when it comes to special needs students. Besides what has been aforementioned, the need for more materials, contact hours, classrooms with fewer students and the help of other specialized consultants or co-teachers still persists. The inclusion of special needs students into general education middle school classes entails changes in attitude, methods and classroom dynamics from everyone included in the educational system.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectPROFESSORESpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectTEACHERSen
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.subjectNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISpt
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSen
dc.subjectEDUCAÇÃO INCLUSIVApt
dc.subjectINCLUSIVE EDUCATIONen
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpt
dc.subjectSCHOOL INCLUSIONen
dc.titleAtitude dos docentes do segundo ciclo face à inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiaispt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid201901226
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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