Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/4025
Título: Transdisciplinaridade em intervenção precoce na infância : Perceção de uma Equipa Local de Intervenção
Autores: Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.
Almeida, Carla Alexandra Marinho Castelo Barbosa
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
INTERVENÇÃO PRECOCE
EDUCATION
EARLY INTERVENTION
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SPECIAL EDUCATION
Data: 2013
Resumo: As Equipas Locais de Intervenção, compostas por técnicos de diferentes áreas, acolhem, avaliam e intervêm numa perspetiva de Intervenção Precoce centrada nas rotinas da família e nos contextos educativos da criança. Sendo este trabalho realizado essencialmente em equipa - cujos objetivos são comuns - parece haver evidencias de possíveis vantagens mas também constrangimentos inerentes a um trabalho transdisciplinar. Assiste-se cada vez mais a uma crescente especialização ao nível da formação e das práticas profissionais de cada um, o que conduz a um conhecimento mais delimitado a determinada especialidade. Por outro lado, o relacionamento entre as áreas dominadas por cada profissional parecem progressivamente reduzir o distanciamento que habitualmente existia na generalidade dos domínios. O presente estudo pretende contribuir para clarificar a realidade da Intervenção Precoce na Infância, bem como avaliar a implementação de um trabalho de natureza transdisciplinar. A investigação será realizada com dados de natureza qualitativa, através da análise documental e complementada com uma parte empírica baseada nas opiniões e sugestões dos elementos constituintes de uma Equipa Local de Intervenção.
The Early Childhood Intervention Teams, composed of staff from different areas, receive, evaluate and intervene in perspective Early Intervention centered on family routines and child in educational settings. Since this is essentially worked as a team- whose goals are common - there seems to be evidence of possible benefits but also constraints inherent in transdisciplinary work. We are witnessing an increasingly growing specialization in training and professional practices of each, which leads to a more limited knowledge of a particular domain. Moreover, the relationship between the areas dominated by each professional seem progressively reduce the distance which usually exist in most areas. This study intends to clarify the reality of Early Childhood Intervention, as well as evaluating the implementation of a transdisciplinary nature of work. The research will be carried through with data of qualitative nature, through the documentary and complemented analysis with an empirical part based in the opinions and suggestions of the constituent elements of Early Childhood Intervention Teams.
Descrição: Orientação: Jorge Serrano
URI: http://hdl.handle.net/10437/4025
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Carla - Cópia.pdf1.75 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.