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Título: A experiência profissional dos docentes de educação física e as suas perceções sobre a qualidade do processo educativo
Autores: Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.
Almeida, Ângelo Miguel Lopes Pinto de
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES
EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCATION
TEACHERS
PHYSICAL EDUCATION
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
MESTRADO EM EXERCÍCIO E BEM-ESTAR
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
INCLUSIVE EDUCATION
DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR
CURRICULUM DIFFERENTIATION
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
PROFESSIONAL EXPERIENCE
Data: 2012
Resumo: A proposta de educação inclusiva fundamenta-se numa filosofia que aceita e reconhece a diversidade nas escolas, garantindo o acesso de todos à educação escolar, independentemente das suas diferenças individuais. A educação atual é reconhecida como elemento essencial para uma sociedade globalizada e centrada na aquisição de competências, constituindo um valor estratégico para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. Este estudo teve como objetivo compreender e analisar a perceção dos Professores de Educação Física relativamente a cinco indicadores de qualidade do processo educativo numa ótica inclusiva: Interdependência Aluno-Aluno; Interdependência Professor-Aluno; Negociação; Meta-Aprendizagem e Interdependência Professor-Professor (Variáveis Dependentes). Esta investigação verificou também se existem diferenças significativas na perceção dos professores de acordo com a experiência profissional docente. Para a realização desta investigação utilizou-se o método qualitativo de recolha de dados, sob a ótica de um estudo observacional de carater quantitativo, utilizando medidas numéricas para testar as hipóteses, em vinte e quatro escolas, através da aplicação e distribuição do questionário “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PPP, Leitão, 2012), estruturado e formado por itens correlacionados. A amostra é constituída por cento e cinquenta e oito professores de Educação Física que lecionam nos três níveis de ensino: 1º, 2º e 3º ciclo e Secundário nas escolas regulares. Metodologicamente o procedimento estatístico utilizado para a interpretação dos resultados foi o teste de comparação de médias ANOVA, através do “EzAnalyse 3.0”, teste paramétrico utilizado com o propósito comparativo dos grupos em função da sua média de idade de experiência profissional. Os resultados deste estudo não confirmaram nenhuma das cinco hipóteses levantadas, indicando a não existência de diferenças significativas relativamente à perceção dos professores na Interdependência Aluno-Aluno, Interdependência Professor-Aluno, Negociação, Meta-Aprendizagem e Interdependência Professor-Professor em relação à experiência profissional docente. Verificou-se que não foram constatadas diferenças significativas em função da experiência profissional, tendo sido então consideradas nulas estas cinco hipóteses estudadas. Foi possível constatar a perceção dos professores de Educação Física em exercício de funções nos primeiros anos de docência, registaram uma tendência para apresentarem nas dimensões analisadas valores ligeiramente superiores, mas essa diferença não chega a ser significante, diminuindo progressivamente ao longo da evolução da experiência profissional.
The inclusive proposal of education is based on a philosophy that accepts and recognizes diversity in schools, ensuring access for everyone to education school, regardless of their individual differences. The education is now recognized as an essential part for a globalized society and focused on skill acquisition, putting forward a strategic value to the development of individuals and society. This study aimed to understand and analyze the perception of Physical Education Teachers on five indicators of quality of the educational process in a inclusive view: Student-Student Interdependence, Teacher-Student Interdependence; Negotiation Goal-Learning and Interdependence Teacher-Teacher (Dependents Variables). This research still had the objective of verifying whether there are significant differences in the perception of teachers according to teaching experience. To accomplish this research the qualitative method of data collection was used, from the perspective of an observational character of quantitative, using numeric measures to test the hypotheses, in twenty-four schools through the application and distribution of the questionnaire "the teachers perceptions on learning in the classroom "(ASA-PPP, Leitão, 2012), structured and formed by correlated items. The sample consists of one hundred fifty-eight Physical Education teachers who teach the three levels of education: 2nd / 3rd grade and high school. Methodologically the statistical procedure for interpreting the test results is the mean comparison ANOVA test, through "EzAnalyse 3.0", which is a parametric test used for the purpose of comparison groups according to their average age of professional experience. The results of this study did not confirm any of the five hypotheses, showing no significant differences regarding the perception of teachers on Student-Student Interdependence, Teacher-Student Interdependence, Negotiation Goal-Learning and Interdependence Teacher-Teacher depending on the teacher experience. It was possible to verify that there were no significant differences because of the professional experience, so the five hypotheses were void. Furthermore we observed for this sample the physical education teachers perception on duty in the early years of teaching, under these teaching practices, noting a tendency for teachers to present values in all dimensions slightly higher, but this difference is not really significant, decreasing progressively throughout the evolution of professional experience.
Descrição: Orientação: Maria Odete Emygdio da Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/3760
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Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário



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