Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/3576
Título: Fatores de risco psicossociais no desempenho profissional em pessoal não docente
Outros títulos: Psychosocial risk factors in non-teaching staff professional performance
Autores: Silva, Sandra M.
Marques, Paulo Henriques dos
Palavras-chave: PSICOLOGIA
EDUCAÇÃO
PSYCHOLOGY
EDUCATION
PSICOSSOCIOLOGIA
PSYCHOSOCIOLOGY
Data: 25-Out-2012
Editora: Verlag Dashöfer
Citação: Silva, S.M., Marques, P.H., 2012. “Fatores de risco psicossociais no desempenho professional em pessoal não docente / Psychosocial risk factors in non-teaching staff professional performance”. In: Neves et al. (Eds), Vertentes e Desafios da Segurança 2012 (ISBN: 978-989-642-212-7), Leiria, 25-26 out 2012, pp.16–21
Resumo: Na Europa, desperta-se para a consciencialização e estudo das origens das perturbações psicossociais, diferentemente do que se verifica em Portugal, que não possui nenhuma referência explícita na legislação ao conceito de fatores psicossociais no trabalho. Este estudo pretende colmatar a lacuna existente ao nível da identificação de fatores de risco psicossociais em pessoal não docente tendo como objetivos: identificar situações de risco profissional; caraterizar os efeitos dos riscos psicossociais laborais; identificar medidas preventivas para esses riscos e avaliar os fatores de risco psicossociais em pessoal não docente no distrito de Santarém. O estudo será exploratório e descritivo e a metodologia comporta a aplicação de um questionário de identificação de fatores de risco psicossociais adaptado do FPSICO – Escala de valoración de los riesgos psicosociales do INSHT de Espanha e entrevistas semi-estruturadas. Após a análise dos resultados, pretende-se contribuir para a diminuição das baixas médicas e, consequentemente, dos custos para as organizações e para o indivíduo exposto aos riscos psicossociais. - The awareness and study of psychosocial disturbances origins are increasing in Europe, differently to what happens in Portugal, which has no explicit reference in legislation to the concept of psychosocial factors at work. This study addresses the gap of psychosocial risk factors identification in non-teaching staff, with the following objectives: identify risk situations; characterize the effects of psychosocial risks at work; identify preventive measures for these risks; and evaluate the non-teaching staff psychosocial risk factors, in Santarém District. The study is exploratory and descriptive and the methodology involves the application of a psychosocial risk factors identification questionnaire adapted from FPSICO – Escala de valoración de los riesgos psicosociales of INSHT from Spain, and semi-structured interviews. The analysis of results aims contributing to the reduction of sick leave and, consequently, decreasing medical costs both to employers and to individuals exposed to psychosocial risks.
Descrição: Silva, S.M., Marques, P.H., 2012. “Fatores de risco psicossociais no desempenho professional em pessoal não docente / Psychosocial risk factors in non-teaching staff professional performance”. Vertentes e Desafios da Segurança 2012, Leiria, 25-26 out 2012, pp.16–21
URI: http://hdl.handle.net/10437/3576
ISBN: 978-989-642-212-7
Aparece nas colecções:ISLA (Santarém) - Artigos de Revistas Internacionais com Arbitragem Científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fatores de risco psicossociais..._Vertentes Desafios Segurança_EC ISLA 2012.pdfArtigo Científico195.46 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.