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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrás, José Gregório Viegas
dc.contributor.authorJezine, Edineide
dc.contributor.authorFonseca, Sofia
dc.contributor.authorGonçalves, Maria Neves
dc.date.accessioned2013-05-31T19:27:29Z
dc.date.available2013-05-31T19:27:29Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.issn1646-401X
dc.identifier.issn1646-401X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/3497
dc.description.abstractEste artigo integra uma dupla preocupação. Por um lado, procedemos a um enquadramento histórico do processo constitutivo da universidade portuguesa. Por outro, quisemos contemplar uma dimensão empírica. Para darmos seguimento às preocupações enunciadas fizemos (i) uma análise documental onde explorámos diferentes tipos de fontes (manuscritas e impressas) e (ii) aplicámos um questionário a uma amostra de 36 alunos maiores de 23 anos que se encontram a frequentar o Curso de Educação Física e Desporto (69.4%) e de Ciências da Educação (30.6%) da Universidade Lusófona no ano de 2010/2011. Para este trabalho, partimos da tese de que as universidades portuguesas, na sua origem histórica, eram um espaço para a formação das elites, e que na sociedade globalizada do conhecimento de hoje enfrentam o desafio da democratização do acesso a novos públicos. A partir da reconstituição histórica desta instituição secular, procura-se também demonstrar a relação entre poder/ saber. A universidade, ao constituir-se um bem público, rompeu as barreiras do elitismo e veio proporcionar o “abrir do fecho de acesso”, o que possibilita uma maior democratização do ingresso no ensino superior. Em síntese, o texto apresenta resultados da investigação do processo de democratização do ensino superior em Portugal.pt
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonaspt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectENSINO SUPERIORpt
dc.subjectUNIVERSIDADES PORTUGUESASpt
dc.subjectPORTUGALpt
dc.titleA Universidade Portuguesa: o abrir do fecho de acesso : o caso dos maiores de 23 anospt
dc.typearticlept
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 21 (2012)

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