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Título: A Universidade Portuguesa: o abrir do fecho de acesso : o caso dos maiores de 23 anos
Autores: Brás, José Gregório Viegas
Jezine, Edineide
Fonseca, Sofia
Gonçalves, Maria Neves
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADES PORTUGUESAS
PORTUGAL
Data: 2012
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: Este artigo integra uma dupla preocupação. Por um lado, procedemos a um enquadramento histórico do processo constitutivo da universidade portuguesa. Por outro, quisemos contemplar uma dimensão empírica. Para darmos seguimento às preocupações enunciadas fizemos (i) uma análise documental onde explorámos diferentes tipos de fontes (manuscritas e impressas) e (ii) aplicámos um questionário a uma amostra de 36 alunos maiores de 23 anos que se encontram a frequentar o Curso de Educação Física e Desporto (69.4%) e de Ciências da Educação (30.6%) da Universidade Lusófona no ano de 2010/2011. Para este trabalho, partimos da tese de que as universidades portuguesas, na sua origem histórica, eram um espaço para a formação das elites, e que na sociedade globalizada do conhecimento de hoje enfrentam o desafio da democratização do acesso a novos públicos. A partir da reconstituição histórica desta instituição secular, procura-se também demonstrar a relação entre poder/ saber. A universidade, ao constituir-se um bem público, rompeu as barreiras do elitismo e veio proporcionar o “abrir do fecho de acesso”, o que possibilita uma maior democratização do ingresso no ensino superior. Em síntese, o texto apresenta resultados da investigação do processo de democratização do ensino superior em Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10437/3497
ISSN: 1646-401X
1646-401X
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 21 (2012)

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