Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/3390
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartinho, Domingos-
dc.contributor.authorJorge, Idalina-
dc.date.accessioned2013-05-16T14:50:25Z-
dc.date.available2013-05-16T14:50:25Z-
dc.date.issued2013-05-16-
dc.identifier.issn978-989-96999-8-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/3390-
dc.description.abstractEste trabalho visa identificar como é que os professores do ensino superior percecionam a adoção das metodologias de ensino com componente de e-learning e o peso dessa adoção no seu desenvolvimento profissional e na aquisição de novas competências. O estudo foi desenvolvido numa instituição de ensino superior privada portuguesa onde os professores têm uma reduzida experiência da utilização de ambientes de aprendizagem online e de estratégias de ensino com componente de e-learning. Para o efeito foi construído um questionário tendo o trabalho de campo sido realizado no primeiro trimestre de 2012. Os resultados obtidos revelam que as principais motivações dos professores para adotar o e-learning estão relacionadas com a necessidade de atingir novos públicos e de diversificar a oferta formativa, enquanto o maior constrangimento consiste no aumento do tempo dedicado às atividades letivas. Verifica-se ainda um preconceito elevado em relação ao ensino online, existindo da parte dos respondentes pouca disponibilidade para a sua adoção. O desenvolvimento deste trabalho passa pelo aprofundamento da análise dos dados recolhidos e, numa segunda fase, pela utilização de uma amostra mais representativa que possibilite a generalização das conclusões ao universo de todas as instituições de ensino superior portuguesas.pt
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectE-LEARNINGpt
dc.subjectENSINO SUPERIORpt
dc.subjectMOTIVAÇÃOpt
dc.subjectPROFESSORESpt
dc.subjectCOMPETÊNCIASpt
dc.titleMotivações e constrangimentos dos professores do Ensino Superior para adotarem metodologias de ensino baseadas em e-Learningpt
dc.typearticlept
Aparece nas colecções:ISLA (Santarém) - Actas de Conferências Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
atas_TICEDUCA2012_Docentes.pdf588.17 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.