Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/3388
Título: B-Learning no Ensino Superior: as perceções dos estudantes sobre o ambiente de aprendizagem online
Autores: Martinho, Domingos
Jorge, Idalina
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
B-LEARNING
EDUCATION
Data: 16-Mai-2013
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar as perceções dos estudantes sobre o ambiente de aprendizagem online utilizado na instrução, em regime de b-learning e foi desenvolvido no contexto de duas unidades curriculares da área dos sistemas de informação do 1º ciclo de uma instituição de Ensino Superior portuguesa onde não existia experiência anterior da utilização de e-learning. Foi construído um ambiente de aprendizagem, suportado nas plataformas de comunicação assíncrona Moodle e síncrona Cisco WebEx, tendo a conceção da instrução privilegiado as estratégias orientadas para a aprendizagem centrada no estudante. Para responder às questões de investigação utilizou-se a técnica de inquérito por questionário. Os resultados revelam que os estudantes têm perceções positivas sobre o ambiente de aprendizagem online. Verificou-se uma forte correlação entre os aspetos relacionados com a conceção do ambiente de aprendizagem e o feedback, a interação, a gestão do tempo e a disponibilidade para o ensino online. A larga maioria dos estudantes (83,3%) indicou ainda que no futuro prefere optar por instrução em regime de b-learning. O desenvolvimento deste trabalho passa pelo aprofundamento do estudo, através da utilização de uma amostra mais representativa e da sua extensão aos professores de modo a percecionar como encaram a introdução do e-learning na instituição.
URI: http://hdl.handle.net/10437/3388
Aparece nas colecções:Actas de Conferências Internacionais (ISLA - Santarém)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo1_Paideia.pdf242.7 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.