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Título: Aconselhamento aos pais de crianças com multideficiência no acompanhamento dos seus filhos
Autores: Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.
Henriques, Clara Maria Domingues
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
MULTIDEFICIÊNCIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
MULTIPLE DISABILITIES
Data: 2012
Resumo: O presente estudo surge com o propósito de investigar e refletir acerca de várias dimensões que envolvem as famílias de crianças com multideficiência. Sendo este, um trabalho de projeto de inspiração autobiográfica, nasceu de uma preocupação do investigador no seu contexto profissional. Pretende recolher informação que promova uma melhoria no trabalho de parceria e colaboração com os pais de crianças com multideficiência, no sentido de os ajudar na organização e desenvolvimento dos apoios aos seus filhos. Para a realização deste estudo, o investigador optou pela utilização de uma metodologia de natureza qualitativa. Nesse sentido, foi utilizada a técnica de entrevista aos pais de duas crianças com multideficiência e também a dois docentes de educação especial com experiência nessa área. O processo de análise da informação obtida foi feito mediante a análise de conteúdo dessas mesmas entrevistas. Concluiu-se que as diferentes orientações e apoios recebidos foram eficazes para a criança mas insuficientes no aspeto económico e intervenção familiar. A articulação pais/profissionais é eficaz e importante para a vida diária. A maior preocupação destas famílias é o seu futuro e as suas expetativas estão com ele relacionadas pois desejam a promoção da autonomia. A melhoria do apoio à família é possível e necessária.
The present study surges with the purpose to investigate and reflect about the various dimensions that involves family of children with multiple disabilities. Being this an autobiographical based study, born out of a preoccupation of the investigator in its professional area. Intends to collect information that promotes an improvement in the work of partnership and collaboration with the parents of children with multiple disabilities, in the sense of helping them in the organization and development of the support for their children. For the realization of this study, the investigator opted for the utilization of a methodology of a qualitative nature. In that sense, the interview technique was used on the parents of two children with multiple disabilities and also on two special education teachers with experience in that area. The analysis process of the information obtained was made by means of an analysis of content of those same interviews. The conclusion that the different orientations and supports received were efficient for the children but insufficient in the economic aspect and family intervention. The coordination of parent/professionals is efficient and important for daily life. The biggest preoccupation of these families is their future and the expectations are with it related, precisely wishing the promotion of autonomy. The improvement of support to the family is possible and necessary.
Descrição: Orientação: Jorge Serrano
URI: http://hdl.handle.net/10437/3242
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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