Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/2843
Título: Biblioteca escolar em rede e sua contribuição para novas práticas de aprendizagem
Autores: Rodrigues, Cide Lourenço
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
BIBLIOTECAS ESCOLARES
APRENDIZAGEM
EDUCATION
SCHOOL LIBRARIES
LEARNING
Data: 2011
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: Este trabalho visa refletir sobre o contributo das Bibliotecas Escolares e dos seus recursos para a construção do conhecimento na escola. No contexto da sociedade de informação e das novas tecnologias, destacamos o papel da Biblioteca Escolar enquanto recurso multifuncional de aprendizagem. Trata-se, assim, de um trabalho de reflexão, cuja intenção consiste em reconhecer a necessidade de, na atual sociedade de informação, nos empenharmos na criação de uma nova cultura educativa, de um novo paradigma que promova a supervisão, o conhecimento e a aprendizagem na biblioteca escolar e a partir dela. A escola, o conhecimento e a nova aprendizagem, hoje em dia, estão dentro da biblioteca. A escola deve ser para uma aprendizagem ao longo da vida e não para uma aprendizagem ao longo da escola. A biblioteca escolar é mais do que uma sala com livros, revistas, CD-ROMs, computadores e recursos da Web. A biblioteca escolar é um lugar onde os alunos aprendem como aprender, é um centro multifuncional em rede que estimula a façanha, a realização do aluno e a aprendizagem ao longo da vida dos off campus. O professor bibliotecário deve ser o supervisor, o coordenador, o consultor e avaliador da biblioteca, enquanto centro de informação multifuncional de recursos em rede, de aprendizagem ou, simplesmente, centro cognitivo de apoio ao conhecimento.
URI: http://hdl.handle.net/10437/2843
Aparece nas colecções:EDUScience : Revista do Centro de Estudos em Educação e Formação vol. 1 (2011)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A BIBLIOTECA ESCOLAR.pdf47.29 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.