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Título: Caraterísticas das estruturas de ensino e recursos educativos para a abordagem de alunos com NEE : um estudo exploratório descritivo nos Concelhos de Olhão e Tavira
Autores: Sousa, Luís de, orient.
Monteiro, Cláudia Manuela Soares
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INFRAESTRUTURAS
RECURSOS HUMANOS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
INFRASTRUCTURES
HUMAN RESOURCES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
RECURSOS EDUCATIVOS
EDUCATIONAL RESOURCES
Data: 2012
Resumo: No presente trabalho relata-se uma pesquisa que teve como propósito identificar e contribuir para a caracterização das estruturas de ensino e dos recursos educativos, postos à disposição dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em escolas públicas do sotavento algarvio. Atendendo à finalidade enunciada, considerou-se que, muito mais do que pôr à prova qualquer hipótese teoricamente fundamentada, ou do que procurar estabelecer imediata-mente quaisquer conclusões generalizáveis, importava proceder ao levantamento de um conjunto de indicadores objetivos e de apreciações subjetivas que, em conjunto, permitis-sem delinear o quadro institucional, organizativo, humano e material da realidade em apreço, tendo por base a opinião dos professores de educação especial e dos técnicos especiali-zados de três agrupamentos escolares de Olhão e Tavira. Por isso, pareceu adequado realizar um estudo de carácter exploratório e descritivo, centrado na seguinte pergunta de partida: “Quais são, na perspetiva dos professores e dos técnicos especializados, as características e recursos educativos da estrutura de ensino dos concelhos de Olhão e Tavira, para a abordagem aos alunos com NEE?”. Para efetuar a recolha de dados, realizaram-se dois inquéritos, um dos quais suportados por questionários auto-administrados, e o segundo baseado em entrevistas semi-diretivas. Com base na informação obtida pudemos concluir que a maioria dos professores e técnicos afirmaram que sentiam bastantes dificuldades no cumprimento das suas tarefas profissionais, devido, sobretudo, à escassez de recursos humanos, à falta de software adequado para o ensino e à insuficiência de formação contínua. Também nos apercebemos de que, em algumas escolas, as condições de mobilidade para pessoas com deficiência eram inadequadas. A anteceder o relato do estudo empírico, apresentamos o resultado de um esforço de revisão bibliográfica e documental, com o qual, para além do delineamento de um quadro concetual que possibilite a análise e compreensão do nosso objeto de estudo, tentámos contribuir para um levantamento de questões que se prendem com aspetos teórico-ideológicos da educação inclusiva – nomeadamente, «educação para todos», «formação», «cooperação», «política educativa», «cidadania», entre outros – e com aspetos práticos, que se referem às caraterísticas das estruturas de ensino, bem como às perspetivas dos professores de educação especial e dos técnicos especializados, relativamente a essas características e aos recursos humanos e materiais disponibilizados para a educação de crianças com NEE.
In this paper we report a research on resources for special education, based on opinions of special education teachers and specialized technicians of Olhão and Tavira, with the purpose of expanding the available knowledge on the educational structures and resources offered to the pupils with Special Educational Needs (SEN) in these municipalities. Given the stated purpose, we considered that much more than to test any hypothesis theoretically founded, or than to derive any generalized conclusions, we should try to collect a set of objective data and subjective judgments that would enable us to describe the institutional framework of special education in that region. So it seemed appropriate to conduct an exploratory and descriptive study, focused on the following question: "According to the teachers and technicians, what are the educational facilities and resources available, in the municipalities of Olhão and Tavira, and to what extent are these structures and resources appropriate for the education of pupils with SEN?”. To perform data collection, there were two surveys, one of which was supported by self-administered questionnaires, and the second based on semi-directive interviews. Collected data allowed to conclude that most teachers and technicians stated that they felt special difficulties in carrying out their professional duties, mainly due to the shortage of human resources, lack of appropriate software for teaching and inadequate in-service training. Also we noticed that the conditions of mobility for disabled people were inadequate in some schools. Preceding the account of the empirical study, we present the result of a bibliographic and documentary review, with which, in addition to the design of a conceptual framework that enables the analysis and understanding of our subject, we tried to contribute to discussion of issues which relate to theoretical and ideological aspects of inclusive education – namely, 'education for all', 'training', 'cooperation', 'education policy', 'citizenship', among others – and practical aspects, which refer to characteristics of the structures of education, as well as the perspectives of teachers and technicians of special education, with respect to these characteristics and the human and material resources available for education of children with SEN.
Descrição: Orientação: Luís Manuel de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/2741
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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