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Título: Globalização e emancipação: a educação para todos no quadro político do programa novas oportunidades de Portugal
Autores: Tavares, Manuel, orient.
Carvalho, Érika Rose de
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO
PROGRAMA NOVAS OPORTUNIDADES
EDUCATION
GLOBALIZATION
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO GLOBAL
GLOBAL EDUCATION
EMANCIPAÇÃO
EMANCIPATION
Data: 2011
Resumo: Nas transversalidades das políticas globais de assistência aos Direitos Humanos com uma educação básica de qualidade para todos os povos, é estabelecido em Abril de 2000, no Fórum Mundial de Educação, em Dakar, a meta de uma Educação para Todos para ser alcançada até 2015. Neste cenário de transposições geo-económicas, observam-se em paralelo as preocupações governamentais em Portugal para uma política contra-hegemónica. Com responsabilidade pautada em ser uma Sociedade do Conhecimento, emerge a reelaboração e criação de uma nova estrutura no sistema de educação e formação para todos os portugueses, a fim de suprir o déficit escolar e ampliar a educação de qualidade, para desenvolver competências e promover a profissionalidade. Em aliança com o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, consolida-se a iniciativa ao Programa Novas Oportunidades para que jovens e adultos obtenham a sua emancipação por meio de uma aprendizagem contextualizada e ajustada à coesão social. Valida-se, desta forma, a referida investigação científica no seu propósito de analisar os discursos políticos e compreender as reais importâncias das estruturas do Programa Novas Oportunidades que consubstanciem respostas eficazes face aos fenómenos da globalização.
The overall purpose of global politics in assisting Human Rights with basic quality education for all peoples, as established in April 2000, at the World Forum for Education, in Dakar, defined its application deadline of education for all until April 2015. In this scenario of geoeconomical exchanges, it's observed in parallel, government concerns (in Portugal) for a counter hegemonic political agenda. With responsibilities based in creating a Society of Knowledge, the rewriting and creation of a new education system structure and teaching for all Portuguese people emerges aiming to suppress the education deficit and amplify quality education, fostering competence and promoting professionalism. Together with the Ministry of Education and the Ministry of Jobs and Social Solidarity, the New Opportunities Program consolidates, proposing that youngsters and adults acquire their emancipation through contextualized learning in tune with social cohesion. Thus validating this scientific investigation analyzing political agendas and understanding the real importance of New Opportunities Program structures that supply efficient answers to globalization phenomena
Descrição: Orientação: Manuel Tavares ; co-orientação: Maria Neves Gonçalves
URI: http://hdl.handle.net/10437/2697
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Mestrado em Ciências da Educação



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