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Título: A cerâmica e a joalharia : o design como agente de sobrevivência de duas culturas materiais
Autores: Aparo, Ermanno
Pombo, Fátima
Lauda, Giovanni
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
ARTES DECORATIVAS
JOALHARIA
CERÂMICA
COMMUNICATION
DECORATIVE ARTS
JEWELRY
CERAMICS
DESIGN
DESIGN
Data: 2006
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: A Cerâmica e a Joalharia portuguesa vivem ainda hoje de realidades produtivas artesanais ou elaboradas em pequenas indústrias bem concentradas em “distritos”, caracterizados por tipologias, tradições e metodologias produtivas. A capacidade da Cerâmica de abordar novos sectores, a característica da Joalharia de receber novos materiais ou tecnologias, o percurso histórico paralelo, as semelhanças das matrizes estéticas/decorativas e a proximidade geográ fica dos centros de produção, são os princípios e a base deste documento. Um dos principais papéis do Design sempre foi o de receber estímulos, processando-os e escolhendo uma estratégia que pense a evolução do produto. Este documento pretende destacar a importância do Designer neste tipo de pesquisa e intervenção, porque ele é o profissional capaz de ler e traduzir as potencialidades de cada material, juntando e renovando o processo de fabrico com o objectivo de aumentar a qualidade do produto final. Este trabalho espera, através de referências culturais e instrumentos tecnológicos adequados, contribuir para ajudar a Cerâmica a encontrar um novo campo de utilização, juntando as suas características e propriedades às capacidades evidenciadas pelo sector da Joalharia na recepção de outros materiais de modo a alcançar uma constante renovação do próprio processo criativo. Este tipo de operação pode ao mesmo tempo estimular o tipo de pequena empresa, encontrando um mercado específico, geográfico ou logístico. Espera-se também, através do Design, juntar duas culturas enriquecendo-as mutuamente tanto na concepção como no processo de fabrico e nas potencialidades mercantis. Tomando partido da história que as duas culturas têm espera-se alcançar um conjunto de propriedades e qualidades que possam conduzir a uma nova e vantajosa tipologia para o mundo do produto industrial.
Portuguese Ceramics and Jewellery still live today of handcrafted manufacturing realities or else realities structured in small industries closely centred in “counties”, characterised by production typologies, traditions and metho - dologies. The principles and the basis of this paper are the ability of Ceramics to approach new sectors, the ability of Jewellery to integrate new materials or technologies, their parallel historic paths, the similarities of the aesthetical/decorative matrixes and the geographic proximity of their production centres. One of the main roles of Design has always been to welcome stimula, processing them and choosing a strategy that reflects the evolution of the product. This paper aims to emphasize the importance of the Designer in this type of research and intervention, since she is the professional capable of reading and translating the potencial of each material, gathering and renewing the production process with the aim of raising the quality of the final product. By means of cultural references and suitable technological tools, this paper hopes to contribute to assist Ceramics find a new field of use, combining its features and properties with the ability demonstrated by the Jewellery sector to integrate other materials so as to achieve the constant renovation of its own creative process. This kind of operation may at the same time stimulate small firms, enabling them to find a specific market, whether geographic or logistic. We also hope, through Design, to bring together two cultures, enriching them both as regards the design stage and the manufacture process as well as their marketing potencial. Taking advantage of the history of the two cultures, one hopes to achieve a set of properties and qualities that may lead to a new and advantageous typology for the world of the industrial product.
Descrição: Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura
URI: http://hdl.handle.net/10437/2663
ISSN: 1645-2585
Aparece nas colecções:Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 07 (2006)

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