Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/1693
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCouvaneiro, Maria da Conceição Serrenho, orient.
dc.contributor.authorCunha, Sandrina Costa
dc.date.accessioned2012-02-20T18:39:30Z
dc.date.available2012-02-20T18:39:30Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/1693
dc.descriptionOrientação: Maria Conceição Couvaneiropt
dc.description.abstractEste trabalho tem como finalidade responder a uma questão central originada a partir do tema geral – A Satisfação dos Estudantes ERASMUS em Lisboa. Torna-se assim objectivo central resolver o problema materializado na seguinte pergunta de partida: Qual o nível de satisfação dos estudantes ERASMUS a estudar em Lisboa? Participaram 67 estudantes, maioritariamente europeus. Os dados foram obtidos através de questionário, sendo que existe uma correlação significativa, negativa e moderada entre o nível de satisfação e as dificuldades sentidas pelos estudantes (rS=-0,450; p=0,000). Os estudantes ERASMUS apresentam maior nível de satisfação em relação às amizades 77,5% e ao lazer 71,6% e menor nível de satisfação na forma como as aulas são dadas 25,4% e na atenção recebida quando interagem com outras pessoas 22,4%. Quanto ao nível de dificuldades sentidas, os estudantes apresentam um nível baixo de dificuldades em fazer compras 89,5% e manter os seus valores e crenças entre os pares 88%. Enquanto apresentam maior nível de dificuldades sentidas em lidar com a burocracia das universidades 25,3% e conseguir um local adequado para morar 20,9%. Existem diferenças estatisticamente significativas no sexo (U(-2,070)=365,500; p=0,038), uma vez que o sexo masculino apresenta maior nível de dificuldades que o sexo feminino (Mfem=30,20; Mmasc=40,38).pt
dc.description.abstractThis work has as purpose to answer to a central question originated from the general theme - The Satisfaction ERASMUS Student in Lisbon. It is therefore the central objective to solve the problem embodied in the question of departure: What level of satisfaction among ERASMUS students to study in Lisbon? 67 students participated, mainly European. Data were collected through a questionnaire, that there is a significant correlation, negative and moderate correlation between satisfaction´s level and the difficulties experienced by students (rS=-0,450; p=0,000). ERASMUS student a higher level of satisfaction with the friendship 77,5% and leisure 71,6% and lowest satisfaction´s level in the form classes are taught 25,4% and and attention received when interacting with others 22.4%. Regarding the level of difficulties, the students had a low level of difficulty in shopping and 89.5% keep their values and beliefs between peers 88%. While a higher level of difficulties in dealing with the bureaucracy of universities and 25.3% achieving a suitable place to live 20.9%. There are significant differences in sex (U (-2.070) = 365.500, p = 0.038), since the male has a higher level of difficulty that the female (Mfem = 30.20; Mmasc = 40.38).en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPSICOLOGIApt
dc.subjectPROGRAMA ERASMUSpt
dc.subjectINTERCULTURALIDADEpt
dc.subjectPSYCHOLOGYen
dc.subjectERASMUS PROGRAMMEen
dc.subjectINTERCULTURALITYen
dc.subjectMESTRADO EM PSICOLOGIA DO TRABALHO EM CONTEXTOS INTERNACIONAIS E INTERCULTURAISpt
dc.subjectESTUDANTES ESTRANGEIROSpt
dc.subjectFOREIGN STUDENTSen
dc.titleA satisfação dos estudantes Erasmus em Lisboapt
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Psicologia do Trabalho em Contextos Internacionais e Interculturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
sandrina.pdf2.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.