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dc.contributor.advisorSaraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira, orient.
dc.contributor.authorFreire, João Paulo Leite Martins
dc.date.accessioned2012-02-08T17:16:03Z
dc.date.available2012-02-08T17:16:03Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/1657
dc.descriptionOrientação: Horácio Saraiva ; co-orientação: Jorge Serranopt
dc.description.abstractA dislexia define-se como um transtorno ou distúrbio de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. Uma vez que é genética e hereditária, se os pais ou outros parentes da criança tiver dislexia, quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico melhor para os pais, para a escola e para a própria criança. Os efeitos da dislexia agrupam-se em comportamentais e escolares; na primeira categoria incluem-se ansiedade, insegurança, atenção instável e ou desinteresse pelo estudo; quanto às manifestações escolares, são sobretudo percebidos o ritmo de leitura lento, a leitura parcial de palavras, a perda da linha que está a ser lida, confusões na ordem das letras, inversões ou palavras e mescla de sons ou incapacidades para ler fonologicamente. Os programas direccionados para as necessidades dos alunos com dislexia devem incluir o ensino directo de conceitos e capacidades linguísticas, o ensino multissensorial, o ensino sistemático e ambientes estruturados e consistentes. Participaram 605 docentes. Conclui-se que poucos os professores que possuem formação em Educação Especial e, mais especificamente, em dislexia. No entanto, são sensíveis a esta problemática, mostrando-se favoráveis à realização de uma formação para actualizarem conhecimentos e colmatar a falta de informação. Realizam, neste momento, adequações na avaliação dos alunos disléxicos.pt
dc.description.abstractDyslexia is defined as a disorder or learning disabilities in the area of reading, writing and spelling. Since it is genetic and hereditary, the parents and other relatives of the child has dyslexia, the earlier the diagnosis is made better for the parents to the school and the children themselves. The effects of dyslexia can be grouped into behavioral and educational problems, the first category include anxiety, insecurity and unstable attention or indifference in the study, regarding school events, are primarily perceived reading speed is slow, a partial reading of words, the loss of the line is being read, confusion in the order of letters, reversals or mixture of words and sounds or disabilities to read phonologically. The programs targeted to the needs of students with dyslexia should include direct teaching of concepts and language skills, teaching multisensory, systematic teaching and structured and consistent environment. 605 teachers participated. It is concluded that few teachers who have training in special education, and more specifically, dyslexia. However, they are sensitive to this issue, showing a willingness to conduct a training to update knowledge and address the lack of information. Realize at this time, adjustments in the assessment of dyslexic students.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectDISLEXIApt
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpt
dc.subjectDISGRAFIApt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectDYSLEXIAen
dc.subjectSCHOOL INCLUSIONen
dc.subjectDYSGRAPHIAen
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.titleEstratégias, actividades e recursos em Educação Especial para alunos disléxicos do 1º, 2º, 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário nas disciplinas de Língua Portuguesa e Portuguêspt
dc.typemasterThesispt
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Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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