Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/1654
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Luís de, orient.
dc.contributor.authorTeixeira, Mariana Pereira
dc.date.accessioned2012-02-08T16:06:39Z
dc.date.available2012-02-08T16:06:39Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/1654
dc.descriptionOrientação: Luís de Sousapt
dc.description.abstractA inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais tem sido uma problemática abordada ao longo dos tempos, umas vezes com maior, outras com menor sucesso. Actualmente, continua a ser uma questão discutida no sentido de conseguir proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo os que apresentam características distintas, alcançando assim uma Escola Inclusiva, uma Escola para Todos. A presente investigação pretende responder à questão: Como desenvolver a capacidade motora e a aceitação inclusiva de um aluno com Paralisia Cerebral/Problemas Motores em contexto de 2º ciclo? Desta forma, trata-se de um trabalho de investigação – acção, onde o investigador desenvolve um trabalho com um aluno com paralisia cerebral no sentido deste melhorar a suas capacidades motoras, podendo, desta forma, participar em mais actividades que envolvem toda a turma onde se encontra inserido. As conclusões do estudo revelam que o aluno, pelo facto de ter alcançado algumas melhorias ao nível motor, conseguiu participar nas aulas com teor mais prático, estando assim directamente envolvido com os restantes colegas, podendo-se falar, desta forma, em inclusão do aluno na turma.pt
dc.description.abstractThe integration of children with Special Educational Needs has been an issue analyzed throughout times, sometimes with more or less success. Nowadays this is still an urgent and debated matter that intends to accomplish a quality teaching to all students, even those with distinct characteristics, thus achieving an Inclusive School, a School to Everybody. The current investigation aims to answer the following question: How to develop the motor capability and the inclusive acceptance of a pupil with Brain Paralysis / Motor Problems within a 2nd year context? This is, therefore, an investigation / action paper, where the investigator develops a continuous work with a student with brain paralysis, for him to improve his motor capabilities, and consequently allowing him to participate in a wider range of activities, involving the whole class where he’s integrated. The conclusions of this assignment reveal that, due to some improvements at a motor level, the pupil was able to participate in more practical classes, and therefore establish a closer and more intense interaction with the rest of his colleagues – this way, we can state that the student was included in the class.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpt
dc.subjectPARALISIA CEREBRALpt
dc.subjectDEFICIÊNCIA MOTORApt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectSCHOOL INCLUSIONen
dc.subjectCEREBRAL PALSYen
dc.subjectMOTOR IMPAIRMENTen
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.titleProjecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclopt
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
01 Dissertação de Mestrado de Mariana Teixeira.pdf875.62 kBAdobe PDFVer/Abrir
02 Apêndices...pdf9.53 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.