Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/1651
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSequeira, Paulo, orient.
dc.contributor.authorMonteiro, Alexandra Sofia Nunes
dc.date.accessioned2012-02-08T14:02:09Z
dc.date.available2012-02-08T14:02:09Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/1651
dc.descriptionOrientação: Paulo Sequeirapt
dc.description.abstractO presente trabalho, aborda o tema da Hiperactividade, uma temática cada vez mais actual e que no dia a dia vem preocupando toda a comunidade educativa. Diagnóstico precoce e tratamento adequado podem reduzir drasticamente os problemas escolares do aluno hiperactivo. A nível educativo existe todo um conjunto de estratégias e modificações que se podem aplicar no ambiente de aprendizagem e nos métodos de trabalho do docente, com vista a melhorar o desempenho escolar dos alunos hiperactivos. Assim, é importante estabelecer estratégias que permitam, mais facilmente, ajustar o comportamento da criança, de tal modo que esta aprenda e deixe que os outros alunos, da turma onde se encontra integrada, aprendam também. Fundamentamo-nos numa bibliografia variada de diversos autores, que ao longo dos anos se vêm preocupando com este problema da hiperactividade. Numa segunda parte, foi realizado um questionário de modo a apurar quais as estratégias de intervenção educativa que os docentes do 1ºCEB consideram mais adequadas utilizar com alunos hiperactivos. Espera-se contribuir para o conhecimento da representação do tema e da prática docente.pt
dc.description.abstractThe present study approaches the issue of Hyperactivity, a theme that is becoming more present and that every day is turning into a concern for the whole school community. Early diagnosis and proper treatment can dramatically reduce the hyperactive student's school problems. In an educational level there is a whole set of strategies and modifications that can be applied in the learning environment and in the teacher’s working methods to improve the academic performance of hyperactive students. It is therefore important to establish strategies to more easily adjust the behavior of the child, so that she can learn and let other students, in the class where it is integrated, learn as well. We based ourselves in a varied bibliography of several authors who, over the years, have been worried about this problem of hyperactivity. In the second part, we conducted a questionnaire to determine which strategies of educational intervention primary school teachers consider the most appropriate to use with hyperactive students. We expect to contribute to the knowledge of the representation of the subject and the teaching practice.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpt
dc.subjectHIPERATIVIDADE INFANTILpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectCHILD HYPERACTIVITYen
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.titleHiperactividade e estratégias de intervenção : aplicação de estratégias de intervenção por docentes do 1º CEBpt
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandra Monteiro - Dissertação de Mestrado.pdf3.28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.