Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/1646
Título: O Deficiente Intelectual nos Centros de Actividades Ocupacionais da Região Autónoma da Madeira: inclusão social e autonomia
Autores: Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira, orient.
Garcia, Ana Isabel Cabral
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
DEFICIÊNCIA MENTAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INCLUSÃO SOCIAL
CENTROS DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
MENTAL IMPAIRMENT
SOCIAL INCLUSION
OCCUPATION THERAPY CENTRES
Data: 2011
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado tem como problemática de investigação o contributo que os Centros de Actividades Ocupacionais têm na inclusão social e autonomia dos Deficientes Intelectuais. Pretendeu-se essencialmente aferir se os meios humanos e técnicos que constituíam os Centros de Actividades Ocupacionais da RAM davam resposta às necessidades dos Deficientes Intelectuais, no âmbito da sua inclusão social e no desenvolvimento da sua autonomia. Os objectivos deste estudo de investigação foram concretizados mediante uma investigação qualitativa e estudo de caso, em que foram aplicados inquéritos por questionário tratados através de uma análise de dados descritiva. Os resultados obtidos revelam que se têm realizado esforços no sentido de se promover uma boa inclusão social e desenvolvimento da autonomia dos deficientes intelectuais por parte de todos os profissionais que trabalham diariamente com estes. No entanto, constatou-se que apesar de se terem ultrapassado muitas barreiras em relação à integração socioprofissional, outras tantas continuam por ultrapassar.
This Master's thesis research is problematic as the contribution that the Centers for Occupational Activities have on social inclusion and autonomy of the intellectually handicapped. It was intended primarily to assess whether the human and technical resources which were the Centers of Occupational Activities of RAM did address the needs of intellectually handicapped, within their social inclusion and development of their autonomy. The objectives of this research study were achieved through a qualitative research and case study, which used questionnaire surveys were processed through a descriptive analysis of data. The results show that have made efforts to promote good social inclusion and development of intellectual autonomy of the disabled by all the professionals who work daily with them. However, it was found that with regard to socio-professional integration is surpassed many barriers, but many others remain to be overcome.
Descrição: Orientação: Horácio Saraiva
URI: http://hdl.handle.net/10437/1646
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado.pdf909.83 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.