Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/1644
Título: Desempenhos e comportamentos de uma criança autista em contexto de Jardim de Infância
Autores: Cardoso, Carlos, orient.
Oliveira, Patrícia Botas Alves da Silva
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
INCLUSIVE EDUCATION
Data: 2011
Resumo: Este projeto de observação/intervenção centrou-se no estudo de uma criança de cinco anos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), padecendo de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), apresentado, neste estudo, com o nome fictício “Rodrigo”, que frequenta o jardim de infância, tendo sido analisada a temática do autismo numa perspetiva inclusiva. O fato de ser uma criança autista influencia a sua atitude perante o grupo em que se encontra inserido, dado que os seus comportamentos estão condicionados por diversos aspetos, tais como: défice e atenção; dificuldades na área da comunicação e interação com os seus pares; o fato de não ser autónomo no que diz respeito à concretização das atividades escolares. O objetivo do trabalho foi identificar desempenhos e comportamentos do “Rodrigo” perante algumas atividades. Estas atividades foram diversificadas, procurando alterar-se a estratégia em cada uma delas. Iniciou-se com uma intervenção mais dirigida ao grupo, seguindo-se uma intervenção mais individualizada, no sentido de, assim, poder incluir o “Rodrigo” na dinâmica da sala de aula. O “Rodrigo”, de uma forma geral, correspondeu às atividades propostas, no entanto, por vezes, manifestava as suas estereotipias. Nas atividades que incluía só um ou dois colegas, verificou-se alguma interação, pelo menos na tentativa de compreender o pretendido da atividade. Nas atividades em que a participação foi com todo o grupo, o “Rodrigo” alheou-se constantemente. Para se promover, nas nossas escolas de ensino regular, uma tipologia de escola inclusiva, seria necessário que existissem alterações, quer ao nível das instituições e na organização da sala de aula, quer na atitude e prática pedagógica do professor, para, assim, se poder ter acesso a uma melhoria no processo de aprendizagem.
This observation /intervention project focused on the study of a five year old child with Special Educational Needs (SEN), suffering from Autism Spectrum Disorder (PEA). I this study he is presented with the fictitious name "Rodrigo", which attends kindergarten, and was considered the topic of autism in an inclusive perspective. The fact is that an autistic child influences their attitude towards the group that is inserted, since their behaviors are constrained by several aspects such as deficit attention and difficulties in communication and interaction with colleagues. And also this children don’t have autonomy regards the implementation of school activities. The main goal of this study was to identify behaviors and performances of "Rodrigo" at some activities. These activities were diversified, seeking to change the strategy in each of them. It began with a more targeted group, followed by a more individualized, to thus be able to include the "Rodrigo" in the dynamics of the classroom. "Rodrigo" in general corresponded to the proposed activities, but sometimes expressed his stereotypes. Activities that included only one or two colleagues there was some interaction, at least he try to understand what the activity was. But in activities with the entire group "Rodrigo" was aliened constantly. To promote, in our mainstream schools, a type of inclusive school, it would be necessary some changes in both terms of institutions and organization of the classroom, as well as, in the attitude and pedagogical practices of the teacher, so we can reach an improvement in the learning process.
Descrição: Orientação: Carlos Cardoso
URI: http://hdl.handle.net/10437/1644
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf492.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.