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Título: Perturbação de Asperger na Sala de Aula
Autores: Gonçalves, Maria Cristina Saraiva, orient.
Gonçalves, António José Cristino Lima
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SÍNDROME DE ASPERGER
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
ASPERGER SYNDROME
Data: 2011
Resumo: No presente trabalho, vamos abordar o tema “Perturbação de Asperger na Sala de Aula” – situação, quanto a nós, ainda não suficientemente estudada, ao ponto de os profissionais da educação, e não apenas estes, por vezes não diagnosticarem correctamente esta desordem, não a identificado e distinguindo claramente de outras perturbações. Tal leva a que as estratégias de intervenção a aplicar junto dos alunos em causa não sejam, muitas vezes, as mais adequadas. Isto, porque, por um lado, há muito ainda que aprender sobre como diagnosticar correctamente esta perturbação e, por outro, porque há ainda um longo caminho a percorrer no que se refere à identificação das melhores formas de intervenção junto dos alunos que a apresentam. Tudo somado, leva a que os planos de intervenção delineados não sejam, frequentemente, os mais adequados e que os mesmos não atinjam, assim, os resultados pretendidos. Da nossa parte, vamos tentar contribuir para uma maior clarificação da Perturbação de Asperger e, simultaneamente, aferir o nível de preparação e de sucesso na intervenção que diferentes professores da Educação Especial e do Ensino Regular, dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de diferentes escolas do Distrito de Lisboa, e do Concelho do Funchal, declararam ter para correctamente concluírem estarem na presença, ou não, de alunos que a apresentem e, em caso afirmativo, se se sentem preparados para com aqueles lidar, ao ponto de encontrarem as estratégias de intervenção mais adequadas.
This dissertation aims the theme of “Asperger Disorder in the classroom” – this is not yet a theme well studied, often causing for misjudged diagnosis, even for education professionals confusing this disorder with other similar. This leads to the intervention strategies with the students to be inappropriate. There is much to learn to diagnose properly this disorder, and on the other hand, there is much to learn how to better intervene with the students that reveal it. All in all, means that the action plans outlined are not, frequently, the most adequate and that they do not reach the results so desired. From this work, we will try to better clarify the Asperger Disorder, and simultaneously, measuring the level of preparation and success in the intervention that different teachers of Special Education and Regular Education of the 1st, 2nd, and 3rd Cycles of Basic Education and Secondary Education, in different schools of Lisbon District, and the municipality of Funchal, claimed to have correctly concluded to be in the presence or not, of students that presented the disorder, and if so, whether they feel prepared to deal with those, so far as to find the most appropriate intervention strategies.
Descrição: Orientação: Maria Cristina Saraiva Gonçalves
URI: http://hdl.handle.net/10437/1643
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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