Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/1593
Título: Formação contínua de professores em contexto
Autores: Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.
Gonçalves, Lina Maria Alves
Palavras-chave: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
TEACHERS EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
SPORT
FORMAÇÃO CONTÍNUA
CONTINUING EDUCATION
Data: 2011
Resumo: A importância atribuída à formação contínua de professores justifica-se, em grande parte, pelas características da sociedade pós-moderna que colocam novas exigências ao «saber», ao «saber fazer» e, sobretudo, ao «saber como fazer» dos profissionais de educação. A formação contínua de professores deverá adquirir um sentido que valorize não só a aquisição de conhecimentos, mas sobretudo o desenvolvimento de competências e, nesse sentido, que as práticas formativas se articulem com os contextos profissionais dos docentes. A formação contínua deverá ser ajustada à realidade de cada escola e do seu grupo de professores, onde seja possível transformar o trabalho diário dos docentes em actividades formativas, onde essas práticas tenham de ser significativas e pertinentes para os profissionais. A formação contínua em contexto reúne um conjunto de características que potencializa a resolução e promoção do desenvolvimento profissional dos professores e o desenvolvimento da organização da Escola.
The importance given to the continuing professional development for teachers is largely justified by the characteristics of modern society that sets new requirements to the “knowing”, “knowing to do” and “knowing how to do” of education professionals. Teachers’ continuing professional development ought to acquire a sense of training that values not only the acquisition of knowledge, but also the development of skills and, thus, of training practices that may fit teachers’ professional contexts. The continuing professional development should be adjusted to the reality of each school and to its teachers group, making it possible to transform the daily work of teachers into development activities and assuring that those practices are meaningful and relevant to the educators. In-service continuing professional development brings together a set of features that enhances the commitment to and the promotion of teachers’ professional development and the improvement of schools organisation.
Descrição: Orientador: Leonardo Manuel das Neves Rocha
URI: http://hdl.handle.net/10437/1593
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseFinal_LinaGoncalves.pdf715.68 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.