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Título: Deficiência mental moderada : estudo de caso
Autores: Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira, orient.
Ferreira, Sónia do Carmo Moreira
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
DEFICIÊNCIA MENTAL MODERADA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PROFESSORES
FORMAÇÃO CONTÍNUA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
MODERATE MENTAL IMPAIRMENT
INCLUSIVE EDUCATION
TEACHERS
CONTINUING EDUCATION
Data: 2011
Resumo: Cada vez mais cabe à Escola prever respostas educativas de forma a educar com sucesso todas as crianças. O presente trabalho centra-se na importância da aquisição de conhecimentos, por parte dos professores, no que se refere ao desenvolvimento das potencialidades/ capacidades dos alunos com Deficiência Mental Moderada, porque é às escolas do ensino regular que se exige uma resposta eficaz face às características individuais e necessidades de cada aluno, tendo em vista o seu sucesso educativo e o desenvolvimento de competências essenciais. A educação dos mesmos deve processar-se em ambientes tão normais quanto possível. A filosofia da escola inclusiva passa por aceitar e apoiar a criança ou jovem, valorizando e respeitando a diversidade, a participação e a amizade, pois as práticas de inclusão serão sempre a premissa orientadora para a aprendizagem destes alunos. A implementação do Programa de Intervenção permitiu ao aluno o desenvolvimento de competências essenciais a nível cognitivo e social o que nos conduziu à confirmação das nossas hipóteses. A Formação Contínua de Professores é de crucial importância, no sentido de sensibilizar estes profissionais da educação para a inclusão. Neste sentido, planificamos uma acção de formação, relativa ao tema: «Avaliação/Intervenção no processo de inclusão de crianças e jovens com Deficiência Mental».
Each time it’s up to School to predict educative answers in a way to educate every children sucessfully. This paper focuses on the importance of acquiring knowledge by teachers, for the development of potential / abilities of students with mild mental retardation, because it is the regular public schools that requires an effective response against the individual characteristics and needs of each student, with a view to their educational success and development of core competencies. Their education most be made on as normal as it can be possible environments. The philosophy of inclusive schooling is to accept and support the child or young person, valuing and respecting diversity, participation and friendship, since the inclusion practices will always be the guiding premise for the learning of these students. The implementation of the intervention program allows the students to develop skills essential to cognitive and social level which led us to the confirmation of our hypotheses. The training of teachers is crucial because it allows education professionals to sensitize them for inclusion. In this sense, plan a workshop with the theme: "Assessment / Intervention in the process of inclusion of children and young people with Learning Disability.
Descrição: Orientação: Horácio Pires Gonçalves Ferreira Saraiva
URI: http://hdl.handle.net/10437/1495
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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