Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/1480
Título: Contributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebral
Autores: Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira, orient.
Paulos, Jorge Miguel Monteiro
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
PARALISIA CEREBRAL
INCLUSÃO ESCOLAR
TERAPIA MUSICAL
MÚSICA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
CEREBRAL PALSY
SCHOOL INCLUSION
MUSIC THERAPY
MUSIC
Data: 2011
Resumo: Este estudo resulta de uma investigação sobre a importância da música na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, mais concretamente com os portadores de Paralisia Cerebral. A revisão da literatura debruçou-se sobre os temas que achamos mais pertinentes para poder desenvolver esta temática. Definição de Deficiência, Paralisia Cerebral, música, importância da música no desenvolvimento humano, Musicoterapia, Educação Musical, musicalização e inclusão. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado um inquérito por questionário a professores do 1º ciclo da Região Autónoma da Madeira e uma entrevista a professores de Educação Musical do Núcleo de Arte Inclusiva da mesma Região. Os dados foram recolhidos, tratados, analisados e confrontados com a revisão da literatura e com estudos já feitos na mesma temática.
This study is the result of an investigation into the importance of music in the inclusion of pupils with special needs education, more specifically those with cerebral palsy. The literature review focused on the issues we find most relevant in order to develop this theme. Definition of disability, Cerebral Palsy, music, importance of music in human development, music therapy, music education, music to and inclusion. As data collection tool was used a questionnaire to teachers of the 1st cycle of the Autonomous Region of Madeira and an interview with teachers of Music Education at the Center for Inclusive Arts in the same region. The data were collected, processed, analyzed and compared with the literature review and studies already done on the same topics.
Descrição: Orientação: Horácio Pires Gonçalves F. Saraiva
URI: http://hdl.handle.net/10437/1480
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_jorge paulos - Contributos da música na inclusão de alunos com Paralisia Cerebral.pdf1.6 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.