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Título: Programa específico de natação para crianças autistas
Autores: Saraiva, Cristina, orient.
Miranda, Daniel Bruno Pinheiro Alves de
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
AUTISMO
NATAÇÃO
COMPETÊNCIAS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
AUTISM
SWIMMING
SKILLS
Data: 2011
Resumo: Com a elaboração deste trabalho, pretendeu-se obter indicadores de execução em alunos autistas, através da prática das técnicas alternadas do nado. Para tal foi implementado um plano de intervenção específico de natação, composto por quatro mesociclos. Afirmamos quatro pressupostos: O processo de aprendizagem da natação traduz-se numa disciplina passível de ser ensinada e assimilada por indivíduos com autismo; A natação ajuda a aprender a respirar, desenvolver o respeito pelos limites, desenvolvimento da lateralidade e coordenação de movimento conjunto de grupos musculares, mas também é um agente facilitador no processo de socialização na criança autista; As crianças autistas são capazes de executar acções motoras intencionais estabelecendo a propulsão na água, através das técnicas alternadas da natação, provocando o nado; O efeito na melhoria do humor e na motivação em autistas é altamente significativo, na disciplina de natação, pelo ambiente facilitador e harmonioso que oferece. A amostra foi constituída por nove crianças autistas, uma do sexo feminino e oito do sexo masculino. Todas elas pertenciam à área geográfica do grande Porto. Os dados foram obtidos em ambiente real de ensino, através de seis momentos de observação directa onde foram preenchidas as folhas de observação (diagnostica; final de cada mesociclo e final do macrociclo) com o intuito de melhor acompanhar a evolução do processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados e conclusões encontradas, resultaram da apreciação das percentagens do sucesso dos conteúdos. Podemos constatar que as crianças Autistas realizam aprendizagem.
The aim of this work was to obtain indicators of the performance of autist students in the alternate swimming technics through a specific swimming programme which divided in to four monthly cycles. We have stated four assumptions: Autist students can acquire the swimming first techniques; Swimming techniques help autist students on skills how to breath. It develops the notion of limits, the laterality and the coordination of group of muscles. It is also a facilitator of the skills process of socialization; Autist students can perform intentional moving actions through the water propulsion using alternative swimming technics which instigate the swimming act; The improvement due to swimming reflects the autist‟s students humour and motivation significantly. This sample was settled by nine autist children, one female and eight made they all lived in the region of Oporto. The date was assembled in real skills environment. It took six real observation moments with the filling of the observations sheets (diagnostic, end of each monthly cycle and the end final cycle). These observation sheets were aimed to follow the evolution of the skills process. The main results and conclusions were due to the appreciation of the percentage of the success of the established contents.
Descrição: Orientação: Cristina Saraiva
URI: http://hdl.handle.net/10437/1479
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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