Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/1395
Título: Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitos
Autores: Teodoro, António
Sanches, Isabel Rodrigues
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INTEGRAÇÃO ESCOLAR
EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
Data: 2006
Resumo: A partir dos anos 1960, novos conceitos e práticas começaram a ser introduzidos no âmbito das respostas educativas a dar às crianças e jovens em situação de deficiência. A grande mobilidade das pessoas, o alargamento da escolaridade obrigatória e a consequente diversificação dos seus públicos trouxeram para a discussão educativa o papel e as funções da escola. Da procura de respostas para as situações de deficiência à necessidade de promover o sucesso para todos os alunos da escola, um longo e difícil caminho está a ser percorrido, com perspectivas e tomadas de posição algo controversas. Para que as palavras/expressões não sejam usadas aleatoriamente ou despidas do significado que esteve na origem da sua utilização educativa, procedeuse aqui à sua definição e contextualização, segundo as perspectivas divulgadas mais recentemente.
URI: http://hdl.handle.net/10437/1395
ISSN: 1646-401X
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 08 (2006)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educacao08_teodoro.pdf5.31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.