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Título: Comunicar para Interagir : Projecto de intervenção junto de uma criança com patologia de foro neurológico, em contexto de jardim-de-infância
Autores: Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.
Vieira, Anabela Santos
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
COMPETÊNCIAS SOCIAIS
EDUCAÇÃO ESPECIAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SOCIAL SKILLS
SPECIAL EDUCATION
Data: 2011
Resumo: “Comunicar para incluir” espelha a investigação realizada junto de uma criança com uma patologia de foro neurológico, que tem dificuldade em desenvolver competências sociais e comunicativas em contexto de jardim-de-infância. Planeou-se a realização de um estudo que permitisse conhecer a criança e a sua problemática, assim como o contexto educativo onde se encontra inserida, tendo por referencial uma visão holística da mesma. Neste sentido, desenvolveram-se actividades na área da Expressão e Comunicação com o intuito de criar espaços de comunicação efectiva com os pares, recorrendo também a meios aumentativos de comunicação. No âmbito da área da Formação Pessoal e Social criaram-se estratégias para promover a inclusão da criança junto do grupo. Estas estratégias passam por promover a igualdade de oportunidades à criança com NEE, considerando as suas necessidades e especificidades no desenvolvimento da planificação pedagógica para todo o grupo. Procurou-se também articular com os recursos existentes na comunidade educativa, no sentido de criar condições que facilitassem respostas educativas diferenciadas e diversificadas.
"Communicate to include" reflects the research undertaken with a child with a neurological pathology, who has difficulty developing social and communicative competence in the context of kinder garden. It is planned to conduct a study that would allow knowing the child and its problematic, as well as the educational context where she’s inserted, having as reference a holistic view of itself. And so, activities in the areas of Expression and Communication were developed in order to create space for effective communication with peers, also making use of augmentative means of communication. In the area of Personal and Social Formation were set up strategies to promote the inclusion of the child within the group. These strategies are to promote equal opportunities for the child with special needs, considering his needs and specificities in the development of educational planning for the entire group. It also sought articulate with existing resources in the educational community, in order to create conditions that facilitate educational responses differentiated and diverse.
Descrição: Orientação: Jorge Serrano
URI: http://hdl.handle.net/10437/1350
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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