Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/1246
Título: O director de turma: perfil e múltiplas valências em análise
Autores: Sousa, Óscar Conceição de, orient.
Boavista, Maria Clara Lopes Ferreira
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES
ALUNOS
DIRETORES DE TURMA
PERFIS PROFISSIONAIS
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
EDUCATION
TEACHERS
STUDENTS
PROFESSIONAL PROFILES
PROFESSIONAL SKILLS
FORM TEACHERS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Data: 2011
Resumo: Director de Turma – Perfil e Múltiplas Valências em Análise é um trabalho de investigação que visa abordar a Direcção de Turma, no âmbito da supervisão intermédia da Escola. Nesta investigação, o principal objectivo é estudar quais as concepções que os Alunos e os Directores de Turma possuem, relativamente ao perfil e às funções de um Director de Turma, bem como analisar as competências que os Directores de Escola privilegiam num docente para exercer o cargo de Director de Turma. A metodologia a aplicar é do tipo descritivo. Os sujeitos são constituídos por 198 alunos do 9º ano de escolaridade do Ensino Básico, pertencentes a seis escolas do Distrito de Setúbal, perfazendo nove turmas, respectivos Directores de Turma e três Directores de Escolas Públicas. Para ter acesso às opiniões dos alunos, Directores de Turma e Directores de Escola recorremos à elaboração de questionários e a uma escala de atitudes, bem como a entrevistas semi – estruturadas. Neste enquadramento, pretende-se saber se, apesar de existir um suporte legislativo que concede ao Director de Turma responsabilidades específicas no domínio da coordenação, existe inconsistência entre esta atribuição de poderes e a respectiva operacionalização, bem como conhecer o perfil desejado de um Director de Turma.
Homeroom teacher – its profile, organization and the extent of its work is a research paper on the inestimable value of the role of the Portuguese homeroom teacher, as the supervising link between the students and the school´s principal. This study aims to unveil how homeroom teachers are regarded by the students, as well as analyze what skills school principals expect from them and also their own take on this subject. The methodology chosen was the descriptive kind. The subjects for this research were 198 students from the 9th grade (Junior – High) from six schools, all from the Setubal district, a total of nine classes, their corresponding homeroom teachers plus three state school principals. Students have answered questionnaires and their scores ranking them on a scale of attitudes. Semi-structured interviews also took place. Even though there is legislation that mentions in detail which are the administrative responsibilities, and profile of the homeroom teacher, the goal would be to understand if the powers that are granted match the challenges the homeroom teacher faces every day in the educational field.
Descrição: Orientação: Óscar de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/1246
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado_Maio - 2- 2011 - PDF.pdfDissertação de Mestrado4.16 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.