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Título: A inclusão da criança deficiente auditiva : estratégias de comunicação
Autores: Mateus, Nuno, orient.
Ramos, Tânia Raquel Fernandes
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
LEARNING DISABILITIES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
HEARING IMPAIRMENT
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
PEDAGOGICAL STRATEGIES
Data: 2011
Resumo: O presente trabalho situa-se no campo da Educação Especial e propõe estudar a inclusão de crianças com deficiência auditiva, nas escolas de ensino regular, nomeadamente, as estratégias de comunicação indispensáveis para que a sua inclusão. Para a realização do presente estudo, foi adoptada uma abordagem metodológica, de natureza qualitativa, não experimental, cuja fundamentação teórica se baseou em diversos autores, investigadores na área da inclusão e deficiência auditiva/surdez. Ao longo do trabalho são sugeridas algumas estratégias de comunicação, abordando-se a importância da língua gestual e dos aparelhos auditivos na educação e inclusão das crianças e jovens surdos, fundamentais para a sua inserção na sociedade e para o seu progresso académico e profissional. As conclusões deste estudo apontam para a pertinência da aquisição e adaptação de instrumentos e recursos necessários à prática da inclusão das crianças com deficiência auditiva, que permitam aos professores e alunos, aumentar as suas condições de adaptabilidade às complexas mudanças da sociedade. Com a realização deste trabalho pretende-se dar a conhecer o que ainda falta mudar e repensar nas escolas de ensino regular, para que as crianças com deficiência auditiva sejam verdadeiramente incluídas e usufruam das mesmas oportunidades das crianças ouvintes.
The actual work lies in the field of Special Education and proposes to study the inclusion of children with hearing impairment in mainstream schools, including communication strategies necessary for their inclusion. In order to perform the present study, it was adopted a qualitative methodological approach, not experimental, whose theoretical foundation is based on several authors and researchers in the field of inclusion and hearing loss / deafness. Throughout the work are suggested communication strategies, addressing the importance of sign language and hearing aids in education and inclusion of children and young deaf people, which are essential for their integration into society and for their academic and professional progress. The findings of this study show how important is the acquisition and adaptation of tools and resources necessary to practice the inclusion of children with hearing impairment, which will enable teachers and students to increase their adaptability to the complex changes in society. With this work I intend to publicize the change and what remains to be rethink in mainstream schools where children with hearing impairment are included in order to let them truly enjoy equal opportunities like hearing children.
Descrição: Orientação: Nuno Mateus
URI: http://hdl.handle.net/10437/1230
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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