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Título: Ser assistente social : a formação académica em serviço social (Portugal) enquanto elemento estruturante e identitário
Being a social worker : the academic training in social work (Portugal) as a structuring and identity element
Autores: Menezes, Nídia
Palavras-chave: SERVIÇO SOCIAL
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ASSISTENTES SOCIAIS
SOCIAL WORK
VOCATIONAL TRAINING
SOCIAL WORKERS
Data: 2021
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: No presente artigo pretendemos refletir em torno do Serviço Social em Portugal, mais especificamente sobre a formação académica ministrada em Serviço Social, recorrendo por isso a uma análise socio histórica da profissão em Portugal, de modo a refletir sobre o trajeto percorrido até à atualidade, bem como o impacto que as várias transformações sociais e políticas tiveram e têm na formação em Serviço Social. A reflexão desenvolvida privilegia a formação enquanto elemento estruturante e identitário da profissão. Refletir sobre o Serviço Social bem como sobre o seu contributo na sociedade, torna-se num exercício ininterrupto, sobretudo numa era em que os direitos sociais são ultrapassados pelas imposições neoliberais e marcados pela retração da responsabilidade estatal, implicando que o assistente social seja detentor de um pensamento crítico, reflexivo e político
Descrição: Revista Temas sociais
URI: http://hdl.handle.net/10437/12160
Aparece nas colecções:Revista Temas Sociais, Nº. 1 (2021)

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