Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/12058
Título: O desafio da concepção de um modelo de avaliação de desempenho congruente com a cultura organizacional: estudo de caso na Empresa Grupo Hotéis Premium
Autores: Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.
Guimarães, Sandra Cristina Cunha Castro
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
MANAGEMENT
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
PERFORMANCE EVALUATION
CULTURA ORGANIZACIONAL
ORGANIZATIONAL CULTURE
HOTELARIA
HOTEL INDUSTRY
Data: 2021
Resumo: Em todas as circunstâncias e momentos, avaliamos tudo o que acontece na nossa envolvência. Os mais diversos assuntos, como a acção da inflação na economia nacional, o desempenho das exportações nacionais, as bolsas de valores, as notas de colegas de curso, o desempenho profissional de colegas de trabalho, entre outros. A avaliação de desempenho é um tema constante e usual nas nossas vidas particulares. O mesmo ocorre nas organizações. Estas defrontam-se com a necessidade de avaliar os diferentes desempenhos: financeiro, operacional, técnico, de vendas, de marketing etc. E, principalmente, como está o desempenho humano. Afinal, são as pessoas que dão vida à organização. Estas constituem o motor da dinâmica organizacional. O sistema de avaliação de desempenho surge como o pilar de suporte de todo o processo de gestão estratégica de recursos humanos, com claras implicações na motivação, valorização e satisfação pessoal e profissional dos colaboradores. Assim sendo, a focalização nesta temática derivou do facto de se considerar ser um tema essencial para a organização, objecto da presente investigação, na medida em que permitirá conhecer o desempenho dos colaboradores e, simultaneamente, incentivá-los e motivá-los, possibilitando o crescimento profissional e pessoal dos mesmos, contribuindo conjuntamente para o desenvolvimento da organização. O desafio colocado na presente investigação foi conceber um modelo de avaliação de desempenho, adequado à realidade da empresa Grupo Hotéis Premium, tendo em consideração a sua cultura organizacional e as suas necessidades, em que o objectivo primordial pretendido seria a sua posterior adopção por parte desta organização, contribuindo, assim, para uma melhoria das suas práticas de gestão de recursos humanos. A presente dissertação foi fundamentada numa estratégia de investigação de natureza qualitativa, assente na metodologia de estudo de caso, uma vez que se pretendeu analisar o caso concreto da empresa Grupo Hotéis Premium. Considerando que a maior preocupação da presente investigação foi a elaboração de um sistema de medição de desempenho adequado à cultura do Grupo Hotéis Premium, foi nossa intenção investigar a percepção da amostra selecionada sobre o modelo de avaliação de desempenho pré-definido. A população deste estudo compreendeu os colaboradores do Grupo Hotéis Premium. Dessa população extraiu-se uma amostra constituída por cinco colaboradores do referidogrupo hoteleiro, com a função de Diretores e Sub Diretor de Hotel, constituindo a quase totalidade dos colaboradores neste cargo, sendo esta escolha justificada pelo objetivo pré definido de iniciar o processo de implementação da avaliação de desempenho nos cargos de chefia, nomeadamente de Diretores de Hotel e, posteriormente e de forma gradual, aplica-la a todas as funções. Utilizamos a amostragem não probabilística tendo em conta o facto não ser possível assegurar a representativa de toda a população, tendo sido utilizado um critério de amostragem intencional. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados foram utilizados; a investigação bibliográfica, a análise documental, questionário, assim como a entrevista semi estruturada. A metodologia escolhida para a análise dos dados foi a análise de conteúdo. Posteriormente análise dos dados recolhidos, pensamos ter encontrado um modelo que estaria em consonância com a apreciação dos inquiridos, do Departamento de Recursos Humanos e Administração. Assim sendo, através desta Dissertação foi possível alcançar o objectivo a que nos propusemos, a construção de um modelo de Avaliação de Desempenho.
In all circumstances and moments, we evaluate everything that happens in our surroundings. The most diverse subjects, such as the action of inflation on the national economy, the performance of national exports, stock markets, the grades of fellow students, the professional performance of co-workers, among others. Performance evaluation is a constant and usual theme in our private lives. The same occurs in organisations. They are faced with the need to evaluate different performances: financial, operational, technical, sales, marketing, etc. And, above all, how is the human performance. After all, it is people who give life to the organisation. They are the engine of the organisational dynamics. The performance evaluation system emerges as the pillar of support for the entire process of strategic management of human resources, with clear implications for motivation, enhancement and personal and professional satisfaction of employees. Thus, the focus on this theme derived from the fact that it is considered an essential theme for the organisation, the object of this research, insofar as it will allow knowing the performance of employees and simultaneously encourage and motivate them, enabling their professional and personal growth, contributing jointly to the development of the organisation. The challenge posed in this research was to design a performance evaluation model, appropriate to the reality of the company Premium Hotels Group, taking into account its organizational culture and its needs, where the primary objective intended would be its subsequent adoption by this organization, thus contributing to an improvement in their human resource management practices. The present dissertation was based on a research strategy of a qualitative nature, based on the case study methodology, as it was intended to analyse the specific case of the Premium Hotels Group company. Considering that the major concern of the present investigation was the elaboration of a performance measurement system suitable to the culture of the Premium Hotels Group, it was our intention to investigate the perception of the selected sample about the predefined performance evaluation model. The population of this study comprised the employees of the Premium Hotels Group. From this population, a sample was extracted consisting of five employees of the aforementioned hotel group, with the function of Directors and Sub-Hotel Directors, constituting almost all the employees in this position. This choice was justified by the pre-defined objective of starting the implementation process of the performance evaluation in management positions, namely Hotel Directors and then gradually applying it to all the functions. We used non-probability sampling taking into account the fact that it is not possible to ensure the representativeness of the entire population, and an intentional sampling criterion was used. The following data collection tools were used: bibliographic research, document analysis, questionnaire, and semi-structured interview. The methodology chosen for data analysis was content analysis. After the analysis of the data collected, we think we have found a model that would be in line with the appreciation of the respondents, the Department of Human Resources and Administration. Therefore, through this Dissertation it was possible to achieve the objective we set ourselves, the construction of a model of Performance Evaluation.
Descrição: Orientação: Ricardo Manuel Magarinho Bessa Moreira, Carla Marisa Rebelo de Magalhães
URI: http://hdl.handle.net/10437/12058
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Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

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