Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/12009
Título: A motivação dos professores para promover o espírito empreendedor nos alunos das escolas do 1.° ciclo do ensino básico do concelho de Vila Nova de Gaia
Autores: Jardim, Manuel Jacinto de Ascensão, orient.
Cunca, Leonel Luís Curado
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
MANAGEMENT
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
MOTIVAÇÃO
MOTIVATION
EMPREENDEDORISMO
ENTREPRENEURSHIP
PROFESSORES
TEACHERS
ENSINO BÁSICO 1º CICLO
PRIMARY EDUCATION
Data: 2020
Resumo: A procura crescente da educação para o empreendedorismo em Portugal tem Ievado muitos professores a desenvolverem com os seus aIunos atividades promotoras da cuItura empreendedora. Nesse sentido, esta investigação decorre da necessidade de demonstrar a importância da motivação dos professores titulares no Agrupamento de Escolas - do 1.° Ciclo do Ensino Básico do Concelho de ViIa Nova de Gaia para promoverem o espírito empreendedor dos aIunos. Assim, pretende-se avaliar o grau de motivação daqueles docentes para reaIizarem atividades sobre esta temática, bem como o consequente impacto no desenvolvimento do espírito de iniciativa dos aIunos. Para tal recorreu-se a uma metodologia quantitativa através de questionários focados no estudo do níveI de motivação gIobaI dos docentes e da sua motivação para a educação para o empreendedorismo. Daí resultou que 34,4% dos docentes inquiridos concordam totalmente e 31,1% concordam, o que perfez um total de 65,5% da amostra. AIém disso, podemos concluir que os professores do 1.° ciclo manifestam abertura e razões para que a cuItura empreendedora integre de um modo adequado as atividades a desenvolver nas escolas.
The theme proposed for the Master Dissertation stems from the need to demonstrate the importance of the Motivation of the Principal Teachers in the Grouping Schools - from the 1st Cycle of Basic Education at the Municipality of Vila Nova de Gaia, to create an Entrepreneurial Spirit in the Students. The importance that is given to Motivation is increasingly emphasized and evidenced in our society creating a growing need for studies that seek to find answers to the motivation and training of students. A quantitative methodology was adopted through questionnaires that allowed the study of the global motivation of teachers and their motivation for entrepreneurship education. The conclusions presented are intended to contribute to future studies on this subject and to a better compression of the same. At the same time, the study will serve as a tool to implement this type of education more effectively. Keywords: motivation; education for entrepreneurship; teachers; first cycle; entrepreneurial culture.
Descrição: Orientação: Manuel Jacinto Jardim; co-orientação: Maria Elisete dos Reis Martins Ferreira
URI: http://hdl.handle.net/10437/12009
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final - Léo Curado.pdfDissertação de Mestrado5.78 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.