Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/12006
Título: Políticas públicas, processos de mudança, inovação e reconstrução institucional: memórias de inclusão na Universidade
Autores: Nuno, Ana Maria Benavente da Silva, orient.
Cruz, Talita Souza Umbelino Rodrigues da
Palavras-chave: DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
POLÍTICA EDUCATIVA
EDUCATIONAL POLICY
ENSINO SUPERIOR
HIGHER EDUCATION
INCLUSÃO ESCOLAR
SCHOOL INCLUSION
INOVAÇÃO
INNOVATION
BRASIL
BRAZIL
Data: 2021
Resumo: A questão da inclusão se apresenta ainda na atualidade como emergente situação de discussões, adequações e reajustamentos frente as desigualdades sociais. Estudos anteriores comprovam a existência de desfasamentos entre as garantias legais preconizadas em legislações específicas vigentes de permanência dos sujeitos nos processos inclusivos e as práticas efetivas dos processos de desenvolvimento destes no ensino superior. Neste sentido, o problema a ser investigado está em compreender quais os percursos vivenciados e respectivas estratégias de pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades em meio aos processos de inclusão no ensino superior? Objetivamos neste, compreender os percursos vivenciados e respectivas estratégias de pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades em meio aos processos de inclusão no ensino superior, conhecer e analisar os percursos vivenciados e respectivas estratégias destes em meio a esses processos, desvendar as necessidades para ensino-aprendizagem, bem como, estratégias dos enfrentamentos para suporte das situações vivenciadas em meio a seus processos constitutivos e identificar recursos e ações institucionais para adaptações curriculares de pequeno e grande portes como preconiza a legislação segundo as especificidades que apresentam. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos por meio de aplicação do método qualitativo, para instrumentalização da coletas de informações e dados investigativos trabalhamos com histórias de vida, bem como, memorial biográfico, documental e acompanhamento contínuo dos procedimentos junto aos sujeitos, objetivando a verificação dos depoimentos, documentos, registros e declarações destes, lotados no ensino superior, há ainda, o desenvolvimento interventivo em meio a investigação no sentido de proposituras de processos de mudança objetivando reconstrução institucional, junto aos sujeitos deste estudo incestigativo científico acadêmico. No desenvolvimento dos procedimentos finais de análise, tratamento e discussão dos dados investigados, desenvolvemos o estudo por meio de abordagem de análise de conteúdo via categorias analíticas emergentes a partir dos discursos dos sujeitos, almejando a identificação de sinais, indícios e pistas a partir das vivências resgatadas em memórias. Tivemos como lócus da pesquisa instituição de ensino superior localizada no interior do estado de São Paulo e como sujeitos do estudo investigativo científico acadêmico, alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, lotados em cursos de graduação da referida universidade. Os resultados apontam para a emergência de manutenção dos procedimentos de auxílio e acompanhamento aos sujeitos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, bem como multiplicação de ações propiciadoras de novos caminhos, via políticas públicas direcionadas.
The issue of inclusion is still present today as an emerging situation of discussions, adjustments and readjustments in the face of social inequalities. Previous studies prove the existence of gaps between the legal guarantees advocated in specific legislation in force for subjects to remain in inclusive processes and the effective practices of their development processes in higher education. In this sense, the problem to be investigated is to understand what the paths experienced and the respective strategies of people with disabilities, global developmental disorders and high skills amid the processes of inclusion in higher education? We aim to understand the pathways experienced and the respective strategies of people with disabilities, global developmental disorders and high skills in the midst of inclusion processes in higher education, to know and analyze the pathways experienced and their strategies in the midst of these processes, to unveil needs for teaching and learning, as well as coping strategies to support the situations experienced in the midst of their constitutive processes and to identify resources and institutional actions for small and large curricular adaptations as recommended by the legislation according to the specificities they present. The methodological procedures were developed through the application of the qualitative method, to instrumentalize the collection of information and investigative data, we work with life histories, as well as biographical, documentary memorial and continuous monitoring of the procedures with the subjects, aiming at verifying the testimonies, documents, records and statements of these, packed in higher education, there is also the interventionist development in the midst of investigation in the sense of propositions of change processes aiming at institutional reconstruction, together with the subjects of this incestigative academic scientific study. In the development of the final procedures for the analysis, treatment and discussion of the investigated data, we developed the study through a content analysis approach via analytical categories emerging from the subjects' speeches, aiming at the identification of signs, indications and clues from the experiences rescued in memories. We had as a locus of the research institution of higher education located in the interior of the state of São Paulo and as subjects of the academic scientific investigative study, students with disabilities, global developmental disorders and high skills / giftedness, working in undergraduate courses at that university. The results point to the emergence of maintenance of assistance and follow-up procedures for subjects with disabilities, global developmental disorders, high skills / giftedness, as well as the multiplication of actions that propitiate new paths, through targeted public policies.
Descrição: Orientação: Ana Maria Benavente da Silva Nuno
URI: http://hdl.handle.net/10437/12006
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Doutoramento em Educação

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