Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/11907
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Célia Regina Gomes, orient.-
dc.contributor.authorPinhal, Sara Rafaela Tavares-
dc.date.accessioned2021-04-23T17:28:51Z-
dc.date.available2021-04-23T17:28:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/11907-
dc.descriptionOrientação: Célia Regina Gomes Oliveirapt
dc.description.abstractA investigação da memória tem vindo a debruçar-se sobre dois tipos de estratégias de aprendizagem motora: a aprendizagem intercalada e a aprendizagem em bloco, evidenciando as vantagens da primeira para a aquisição e transferência de competências motoras. Apesar do potencial de aplicação ao domínio desportivo, não são claros os contributos e conclusões da investigação neste âmbito. Assim, a presente revisão sistemática tem como principal objetivo analisar o conhecimento disponível sobre a eficácia comparada destes dois tipos de estratégias em contexto desportivo. Para o efeito, recorreu-se à análise das publicações indexadas nas principais bases de dados científicas referenciais, nomeadamente Web of Science, b-On, EBSCO (i.e., SPORTDiscus with Full Text e APA PsycInfo) e SCOPUS. A análise das publicações entre janeiro de 2010 e julho de 2020 resultou na inclusão de oito artigos publicados em inglês e na exclusão de 157 artigos. Foi possível verificar que, dos oito artigos analisados, apenas um apontou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos treinados com as estratégias de prática em bloco e de prática intercalada. Conclui-se que o número de estudos sobre estas práticas de aprendizagem motora em contexto desportivo é escasso, revelando a ausência de evidência científica sólida neste âmbito. Apresentam-se hipótese para esta escassez de dados empíricos e discutem-se as implicações para a investigação e prática desportiva.pt
dc.description.abstractMemory research has been focused on two types of motor learning strategies: interleaved learning and blocked learning, evidencing the advantages of the former for the acquisition and transfer of motor skills. Despite the potential applications to the sports field, the research contributions and conclusions are remain unclear. Thus, the main goal of this systematic review is to analyze the available knowledge on the comparative efficacy of these two types of strategies in sports. To this end, we screened the research published between January 2020 and July 2020 in the main scientific databases available, namely Web of Science, b-On, EBSCO (i.e., SPORTDiscus with Full Text and APA PsycInfo) and SCOPUS. The publications analysis led to the inclusion of eight articles published in English and the exclusion of 157 articles. Findings revealed that, of the eight articles analysed, only one showed statistically significant differences between groups trained with blocked versus interleaved practice. The present review shows the scarcity of studies on these motor learning practices, revealing the absence of a robust scientific evidence in this field. Hypothesis are presented for this scarcity of empirical data and the implications for sports research and practice are discussed.en
dc.formatapplication/pdf-
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDEpt
dc.subjectPSICOLOGIApt
dc.subjectPSYCHOLOGYen
dc.subjectPSICOLOGIA DA SAÚDEpt
dc.subjectHEALTH PSYCHOLOGYen
dc.subjectAPRENDIZAGEM MOTORApt
dc.subjectMOTOR LEARNINGen
dc.subjectMEMÓRIApt
dc.subjectMEMORYen
dc.subjectESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEMpt
dc.subjectLEARNING STRATEGIESen
dc.subjectPRÁTICAS DESPORTIVASpt
dc.subjectSPORTING ACTIVITIESen
dc.titleEficácia da prática intercalada na aquisição de competências motoras em contexto desportivopt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid202636011pt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado Em Psicologia Clínica e da Saúde

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_final Sara Pinhal.pdfDissertação de Mestrado290.7 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.