Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/11907
Título: Eficácia da prática intercalada na aquisição de competências motoras em contexto desportivo
Autores: Oliveira, Célia Regina Gomes, orient.
Pinhal, Sara Rafaela Tavares
Palavras-chave: MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
PSYCHOLOGY
PSICOLOGIA DA SAÚDE
HEALTH PSYCHOLOGY
APRENDIZAGEM MOTORA
MOTOR LEARNING
MEMÓRIA
MEMORY
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
LEARNING STRATEGIES
PRÁTICAS DESPORTIVAS
SPORTING ACTIVITIES
Data: 2020
Resumo: A investigação da memória tem vindo a debruçar-se sobre dois tipos de estratégias de aprendizagem motora: a aprendizagem intercalada e a aprendizagem em bloco, evidenciando as vantagens da primeira para a aquisição e transferência de competências motoras. Apesar do potencial de aplicação ao domínio desportivo, não são claros os contributos e conclusões da investigação neste âmbito. Assim, a presente revisão sistemática tem como principal objetivo analisar o conhecimento disponível sobre a eficácia comparada destes dois tipos de estratégias em contexto desportivo. Para o efeito, recorreu-se à análise das publicações indexadas nas principais bases de dados científicas referenciais, nomeadamente Web of Science, b-On, EBSCO (i.e., SPORTDiscus with Full Text e APA PsycInfo) e SCOPUS. A análise das publicações entre janeiro de 2010 e julho de 2020 resultou na inclusão de oito artigos publicados em inglês e na exclusão de 157 artigos. Foi possível verificar que, dos oito artigos analisados, apenas um apontou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos treinados com as estratégias de prática em bloco e de prática intercalada. Conclui-se que o número de estudos sobre estas práticas de aprendizagem motora em contexto desportivo é escasso, revelando a ausência de evidência científica sólida neste âmbito. Apresentam-se hipótese para esta escassez de dados empíricos e discutem-se as implicações para a investigação e prática desportiva.
Memory research has been focused on two types of motor learning strategies: interleaved learning and blocked learning, evidencing the advantages of the former for the acquisition and transfer of motor skills. Despite the potential applications to the sports field, the research contributions and conclusions are remain unclear. Thus, the main goal of this systematic review is to analyze the available knowledge on the comparative efficacy of these two types of strategies in sports. To this end, we screened the research published between January 2020 and July 2020 in the main scientific databases available, namely Web of Science, b-On, EBSCO (i.e., SPORTDiscus with Full Text and APA PsycInfo) and SCOPUS. The publications analysis led to the inclusion of eight articles published in English and the exclusion of 157 articles. Findings revealed that, of the eight articles analysed, only one showed statistically significant differences between groups trained with blocked versus interleaved practice. The present review shows the scarcity of studies on these motor learning practices, revealing the absence of a robust scientific evidence in this field. Hypothesis are presented for this scarcity of empirical data and the implications for sports research and practice are discussed.
Descrição: Orientação: Célia Regina Gomes Oliveira
URI: http://hdl.handle.net/10437/11907
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Mestrado Em Psicologia Clínica e da Saúde

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