Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/11903
Título: Centro de formação profissional : qualificação para a vida ativa de jovens e adultos
Autores: Coimbra, Nazaré Trigo, orient.
Moreira, Andreia Filipa Castro
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
CENTROS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 
JOVENS 
ADULTOS
EDUCATION
VOCATIONAL TRAINING CENTRES
PROFESSIONAL QUALIFICATION
YOUNG PEOPLE
ADULTS
Data: 2020
Resumo: O presente estudo visa analisar de que forma o Centro de Formação Profissional (CFP) contribui para a formação e qualificação para a vida ativa de jovens e adultos, a frequentar cursos EFA. De acordo com a revisão da literatura, a formação nos cursos EFA pode ser um instrumento de atualização de saberes e de construção de novo conhecimento, aumentando as qualificações académicas e profissionais de jovens e adultos. A pesquisa concretizou-se num CFP do concelho de Gondomar. Recorreu-se a uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, o que possibilitou a triangulação dos dados. No que respeita à vertente quantitativa, realizou-se um inquérito por questionário a formandos de dois cursos EFA. No que concerne à vertente qualitativa, foi realizada uma entrevista estruturada à Diretora do CFP. Os resultados permitem concluir que os participantes, neste estudo de caso, têm consciência de que é imprescindível a aquisição e melhoria de competências profissionais e, por isso, optam por esta modalidade de formação. A Diretora e os estudantes destacam a importância da relação entre teoria e prática, indo ao encontro das oportunidades de emprego na região. Contudo, e apesar de os programas dos cursos e as metodologias aplicadas pelos formadores potenciarem mais qualificação profissional, alguns estudantes referem que o currículo deve ser reajustado, com reforço da vertente prática e do estágio. Globalmente, o Centro de Formação Profissional contribui para a formação e qualificação, para a vida ativa, de estudantes jovens e adultos, na medida em que os cursos EFA proporcionam uma aproximação direta com o contexto de trabalho, aperfeiçoando competências e capacidades. Por isso, é fundamental que os estudantes invistam em (re)qualificação profissional, tendo por base currículos com referenciais atualizados, estágios profissionais e metodologias ativas, que privilegiem o trabalho prático e colaborativo entre estudantes e formadores.
The present study aims to analyze how the Vocational Training Centre (CFP) contributes to the training and qualification for the active life of young people and adults, attending EFA courses. According to the literature review, training in EFA courses can be an instrument for updating knowledge and building new knowledge, increasing academic and professional qualifications for young people and adults. The research took place in a CFP of the municipality of Gondomar. A mixed, quantitative and qualitative methodology was used, which allowed the triangulation of the data. As regards the quantitative aspect, a questionnaire survey was conducted with trainees of two EFA courses. Regarding the qualitative aspect, a structured interview was conducted with the CFP Director. The results allow us to conclude that the participants in this case study are aware that it is essential to acquire and improve professional skills and, therefore, choose this modality of training. The Director and the students highlight the importance of the relationship between theory and practice, meeting the opportunities for employment in the region. However, although the course programs and methodologies applied by trainers enhance more professional qualification, some students report that the curriculum should be adjusted, with reinforcement of the practical and internship aspect. Overall, the Vocational Training Centre contributes to the training and qualification for the active life of young and adult students, as EFA courses provide a direct approximation to the work context, improving skills and capabilities. Therefore, it is essencial that students invest in professional (re)qualification, based on curricula with updated references, professional internships and active methodologies, which privilege practical and collaborative work among students and trainers.
Descrição: Orientação: Maria de Nazaré Castro Trigo Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10437/11903
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação

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