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Título: A evasão escolar na educação de jovens e adultos : um estudo numa escola sergipana
Autores: Duarte, José Bernardino, orient.
Rocha, Solange Maria Alves
Palavras-chave: EDUCAÇÃO DE JOVENS
GESTÃO ESCOLAR
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ABANDONO ESCOLAR
DEMOCRATIZATION OF EDUCATION
YOUTH EDUCATION
DROPPING OUT
EDUCATIONAL MANAGEMENT
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
EDUCATION
ADULT EDUCATION
BRASIL
BRAZIL
Data: 2008
Resumo: Este estudo objetivou analisar o problema da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos a partir de uma dupla perspectiva: uma primeira, da gestão, que busca compreender como os gestores concebem e implementam ações gestoras para lidar com a evasão na EJA; e uma segunda, do aluno, analisando os motivos que o levam ao abandono frente às ações que a escola realiza e ao seu perfil socioeconômico. A investigação concebeu-se através do levantamento teórico e da análise dos dados. Para tanto foi realizado um Estudo de Caso, em abordagem qualitativa, onde a população pesquisada constituiu-se de educadores, alunos evadidos e alunos regulares da EJA em uma escola municipal da cidade de Aracaju. Os resultados obtidos demonstraram haver contradição na visão que se tem da desistência do aluno, já que ora ele é unilateralmente culpabilizado, ora são apontados os problemas escolares que contribuem para a sua evasão. O trabalho indica, ainda, a urgência de uma verdadeira democratização da escola como instrumento pedagógico que permita a todos os segmentos ascender a um patamar de consciência mais elevado sobre o contexto da realidade escolar, principalmente no que se refere ao enfrentamento do problema da evasão escolar.
The aim of this study was analyzing the problem of school evasion into the young and adult education (EJA) through a double perspective: the administration that search for understanding how the administrators concept and implement the actions to deal with the evasion into the EJA; and the second perspective is the student, what is the motive for them to give the school up, facing the school actions and their social and economical profile. The investigation was done through the theorical research and data analyses. A study case was necessary to a quantitative approach, where the researched population was since educators, evasive students to regular students of EJA in a public district school of Aracaju City. The results demonstrated to exist a contradiction in the students evasion, who are sometimes culpable for evading or the problems faced at school are the cause for that. The essay still indicates a urgency of a real democratization of school as a pedagogical tool that allows all the segments to rise a higher level of conscience about the reality of school context, mainly, concerning to the real problem of evasion.
Descrição: Orientação: José B. Duarte ; co-orientação: António Teodoro
URI: http://hdl.handle.net/10437/1186
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Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor

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